Menu

Cidades

Búzios põe fim a obrigatoriedade do uso de máscaras

  • Home
  • Búzios
  • Búzios põe fim a obrigatoriedade do uso de máscaras
Imagem: Reprodução | SPDM
Imagem: Reprodução | SPDM

Cidade é a quarta da Região da Costa do Sol a flexibilizar o equipamento de proteção

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, editou um decreto que libera o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados e revoga todas as medidas restritivas temporárias para o enfrentamento da Covid-19 no balneário. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (9). O município se baseou no Decreto Estadual nº 47.973, que deixou a cargo de cada prefeito decidir sobre a flexibilização. O balneário é a quarta cidade da Região da Costa do Sol a flexibilizar o equipamento de proteção. As cidades de Quissamã, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande já se posicionaram pelo uso facultativo do equipamento de proteção.

No documento, o estado reconhece a melhora do cenário epidemiológico da Covid-19, a diminuição da taxa de incidência de casos graves e óbitos, a redução da positividade dos exames, assim como redução da demanda por leitos de internação, bem como o grau de assertividade do monitoramento contínuo das variantes SARS COV 2.

Em Búzios, a obrigatoriedade das máscaras começou no dia 27 de novembro de 2020. No ano passado, dia 27 de outubro de 2021, o município desobriga o uso de em espaços abertos, mas no dia 13 de janeiro de 2022, tendo em vista o avanço da variante Ômicron, a Prefeitura retomou a obrigatoriedade, válida até esta terça-feira (8).

Segundo o município, todos os decretos de enfrentamento a Covid-19 estão revogados, são eles: Decreto nº 1.567, de 05 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre autorizar as escolas particulares, o retorno às atividades letivas nos moldes híbrido e presencial; Decretonº 1.574, de 11 de fevereiro de 2021, que regulamenta o funcionamento de estabelecimentos comerciais e suspende a realização de festas e eventos de carnaval; Decreto nº 1.579, de 23 de fevereiro de 2021, que revoga o Decreto nº 1.553, de 08 de dezembro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do Covid-19.

Também estão revogados os de Decreto nº 1.595, de 23 de março de 2021, que adota medidas restritivas temporárias para o enfrentamento do Covid-19; nº 1.599, de 25 de março de 2021, que dispõe sobre criar o Grupo Integrado de Fiscalização (GIF); Decreto nº 1.736, de 08 de outubro de 2021, que decreta as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente da pandemia da Covid-19; nº 1.781, de 2 de dezembro de 2021, que dispõe como medida sanitária de caráter excepcional comprovação da vacinação contra Covid-19; nº 1.816, de 13 de janeiro de 2022, que adota medidas restritivas temporárias.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios

”Terra Prometida”, livro de Alba Michele, traz um mergulho nas complexidades das comunidades do Rio de Janeiro

Roda de Samba com Evandro Lino no Pátio Michou