Blogs

Blogs

Menu do site

Publicidade
[views count='0' print='1']

Búzios está entre as 10 cidades do estado com meio ambiente mais preservado

Os dados são do ranking do ICMS Ecológico 2023 divulgado pelo Governo do Estado. O município saiu da 29ª colocação e alcançou a 10ª posição no índice final de conservação ambiental.

Búzios, um dos destinos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro, está agora entre os dez municípios mais bem preservados ecologicamente no estado, de acordo com a recente republicação do ranking do ICMS Ecológico pelo Governo Estadual. O município saiu da 29ª colocação e alcançou a 10ª posição no índice final de conservação ambiental.

O ICMS Ecológico é uma legislação que incentiva os municípios a adotarem práticas de preservação ambiental, com o objetivo de melhorar a qualidade do meio ambiente em cada cidade. Além disso, esse programa oferece uma porcentagem maior de ICMS repassado às prefeituras que atendem às demandas de conservação ambiental estabelecidas pela lei. Os critérios avaliados incluem índices relacionados a mananciais de abastecimento, tratamento de esgoto, destinação final de resíduos sólidos urbanos, remediação de vazadouros, áreas protegidas e áreas de proteção municipal.

O relatório do Índice Final de Conservação Ambiental (IFCA) divulgado pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ) mostrou que Búzios está entre as cidades mais bem preservadas no Índice Ecológico do estado.

Publicidade

Além de consolidar a posição de Búzios como um dos destinos mais atraentes para o turismo ecológico, essa conquista também é um indicador positivo de que as políticas públicas de gestão ambiental do município estão no caminho certo. Os órgãos ambientais do Estado, incluindo a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e o INEA, avaliam criteriosamente todos os municípios do estado para determinar sua aptidão na área ambiental e, posteriormente, atribuem um índice de qualidade final na área de sustentabilidade ambiental. Os resultados são divulgados em uma lista do ICMS Ecológico, revelando o desempenho de cada cidade.

Evanildo Nascimento, responsável pela Secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios, destacou que esse feito representa um marco na gestão atual da cidade.

“As novas ações nas Unidades de Conservação, a conquista da Bandeira Azul, a recuperação das áreas de restinga, a promoção de ações de Educação Ambiental e a criação do MONA (Monumento Natural), contribuiu para o resultado. Estamos trabalhando muito para que o município esteja ainda mais preparado para avançar ainda mais na preservação ambiental”, disse;

Publicidade

Mais Lidas

‘Morte Materna Zero’ é tema de treinamento em Búzios

[views count="1" print="0"]

Verão Búzios começa com shows de Carol Biazin e Sandra de Sá no Fishbone

[views count="1" print="0"]

Maricá terá 19 palcos em diversos pontos de folia no Carnaval

[views count="1" print="0"]

A maré tá boa pro Sapato, brother arremata ‘Poder Curinga’ da semana

[views count="1" print="0"]

Procon de Cabo Frio fiscaliza cobrança de consumação mínima na Praia do Peró

[views count="1" print="0"]

Ricardo Alface vence a prova do anjo e entrega monstro aos brothers Gabriel Santana e Domitila

[views count="1" print="0"]

Últimas Notícias

Site traz informações sobre ciência e medicina regenerativa

Após 20 anos de espera Lagoa de Geribá ,em Búzios, será revitalizada

Eric Clapton anuncia shows no Brasil da turnê que comemora 60 anos de carreira

Buziano de 8 anos,Davi Gigante, é o novo campeão europeu de jiu-jitsu!

Roda Cultural das Donas acontece neste sábado (9) em São Pedro da Aldeia

Shopping Tamboré tem programação para as crianças em seus ‘Contos de Natal’

Publicidade

Veja também

Publicidade
Rolar para cima

Clique e saiba mais