Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Búzios conta com ecossistemas raros e importantes para o município

Búzios conta com ecossistemas raros e importantes para o município

Na semana que se comemora o Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Manguezal, a Prensa relembra espécies resistentes no balneário
Mangue de Pedras. Imagem: Ronald Pantoja | Prefeitura de Búzios
Mangue de Pedras. Imagem: Ronald Pantoja | Prefeitura de Búzios

No dia 26 de julho a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) celebra o Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Manguezais. Os manguezais são típicos ecossistemas de regiões tropicais e subtropicais. São eles que definem as transições entre o ambiente marinho e terrestre, formados por árvores de raízes aéreas e outras espécies arbustivas. Essas espécies são capazes de resistir ao curso do mar. Em Búzios, mais precisamente no bairro Manguinhos e Rasa, existem espécies ainda que resistem.

No bairro da Rasa, na Praia Gorda, próximo a Ponta do Pai Vitório, existe um dos mais raros ecossistemas: o Mangue de Pedras, que existe em apenas três lugares no mundo, um deles é no balneário. O local é um berçário natural de várias espécies de plantas e animais. Esse bioma é abastecido por lençóis de água doce, provenientes do subsolo e da chuva.

Para garantir a existência desse ecossistema pequenas atitudes ajudam no equilíbrio, como por exemplo, não retirar as pedras. A retirada desses elementos pode causar desequilíbrio, desencadeando consequências negativas definitivas à manutenção deste pequeno santuário de fauna e flora. Além disso, o local tem um valor cultural e histórico para comunidade Quilombola da Rasa.

O bairro de Manguinhos

Além desse ecossistema raro, a cidade tem um bairro que marca a história de Búzios antes das grandes construções. O bairro Manguinhos foi construído em cima de um manguezal aterrado. O nome obviamente é por ter vários mangues, que com o tempo foram diminuindo à medida que iniciou a especulação imobiliária. Mas, mesmo após tantos, alguns ainda sobrevivem em pequenas proporções. Partes desses mangues ficam localizado na Ponta da Sapata, um pequeno cais na Praia de Manguinhos.

A espécie predominante de mangues em Búzios, é o mangue-branco. Imagem: Matheus Coutinho

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos