Menu

Cidades

Búzios começa “ano novo” no ritmo da reforma administrativa

  • Home
  • Búzios
  • Búzios começa “ano novo” no ritmo da reforma administrativa
Município passou a ter 20 secretarias entre criação e desmembramento de pastas; alterações atendem a necessidades administrativas e políticas

Quando se diz que o ano começa depois do Carnaval, em Armação dos Búzios, essa afirmação não se trata de força de expressão. O município começou a funcionar segundo a nova estrutura administrativa, proposta pelo prefeito Alexandre Martins (Republicanos). Entre criações e desmembramentos de antigas pastas, a Prefeitura conta agora com 20 secretarias e órgãos do primeiro escalão.

As mudanças estão valendo segundo os termos da Lei Municipal Nº 1.803, publicada no Diário Oficial do último dia 17. A atual reforma foi feita pouco mais de dois anos após a última, oficializada pela Lei Nº 1.619, de 28 de janeiro de 2021.

Fazem parte da nova estrutura as secretarias de Governança e Compliance que tem, entre as principais funções, implementar processos e estruturas, inclusive de gestão de riscos e controles internos, para avaliar, direcionar e monitorar os processos licitatórios e os respectivos contratos, e a da Pessoa com Deficiência (PCD). O desmembramento de secretarias existentes resultou ainda na criação das secretarias da Mulher; do Idoso; de Obras e Projetos e de Saneamento e Drenagem.

“Estamos separando a secretaria da mulher da secretaria do idoso, para atender melhor tanto uma como a outra, assim como a coordenadoria de igualdade racial, que é muito importante para gente, assim como a secretaria de PCD”, comentou o prefeito Alexandre Martins, que está em viagem oficial a Portugal.

Além de atender às necessidades administrativas do governo, as mudanças também vem a reboque da acomodação de forças políticas, notadamente da base do governo na Câmara.

Conforme a Prensa já havia noticiado, o vereador Gugu de Nair (União Brasil) deve assumir o Turismo agora no mês de março, assim como Niltinho de Beloca (Pros) está cotado para assumir a Secretaria do Idoso e Aurélio Barros (Patriota), a de da Pessoa com Deficiência.

Mudanças no primeiro escalão já confirmadas são na chefia de Gabinete, agora a cargo do ex-secretário de Serviços Públicos, Marcus Vallerius da Silva, o Marcão. No lugar dele, assumiu o ex-presidente da Câmara, Leandro Pereira. Uma incógnita é a situação da Secretaria de Pesca, ainda sob o comando do vereador licenciado Dom de Búzios. Em vídeo publicado esta semana, Dom disse que deixaria o cargo, mas até o fechamento desta matéria, a saída não havia sido confirmada.

Apesar das alterações, o site oficial da Prefeitura ainda não havia feita a atualização das novas secretarias e de seus titulares.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos