Search
Degradê com CSS

Brasil cria comitê interministerial para reagir a tarifas impostas pelos EUA

Grupo liderado por Geraldo Alckmin terá como missão articular medidas em defesa da economia nacional e ouvir o setor produtivo
O presidente Lula criou um comitê interministerial para defender a economia brasileira diante da medida imposta por Donald Trump /  Sergio Duttii
O presidente Lula criou um comitê interministerial para defender a economia brasileira diante da medida imposta por Donald Trump / Sergio Duttii

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta segunda-feira (14), a criação do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, que será responsável por articular a reação do Brasil às tarifas de importação de 50% anunciadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida será formalizada por meio do decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade Econômica (Lei 15.122/25).

Segundo o governo federal, o comitê será presidido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e composto pelos ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda). Outros ministros poderão ser convocados para reuniões temáticas, dependendo do setor envolvido.

De acordo com o Palácio do Planalto, a primeira missão do grupo será ouvir representantes da indústria e do agronegócio, para entender os impactos das tarifas norte-americanas sobre os diversos setores da economia. As primeiras reuniões estão marcadas para esta terça-feira (15), às 10h, com empresários da indústria, e posteriormente, no mesmo dia, com representantes do setor agropecuário.

A medida surge após o presidente norte-americano Donald Trump anunciar, no início de julho, novas tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros, com início de vigência previsto para 1º de agosto. O governo brasileiro considera a medida um risco à competitividade de setores estratégicos da economia e busca, com a regulamentação da nova lei, garantir respostas de caráter diplomático, econômico e técnico.

Segundo o vice-presidente Alckmin, o objetivo é preservar o diálogo com os EUA, mas sem abrir mão da defesa dos interesses nacionais. O governo informou que, desde março, mantém canal direto com autoridades norte-americanas, incluindo o secretário de Comércio Howard Lutnick e o embaixador Jamieson Greer, para discutir temas relacionados ao comércio bilateral.

O Congresso Nacional também participou da resposta institucional ao caso, com a aprovação unânime do Projeto de Lei 2088/2023, que deu origem à Lei de Reciprocidade Econômica, já sancionada e agora em processo de regulamentação.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Líder de milícia da Baixada é preso em São Pedro da Aldeia após operação da Draco

Guarda Marítima de Cabo Frio notifica embarcações por infrações ambientais no Peró e na Ogiva

Búzios abre recadastramento do UniBúzios para universitários já beneficiados pelo programa

PF atua contra fraudes no INSS e cumpre mandados em Búzios, Cabo Frio e outras cidades do RJ

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!