Pular para o conteúdo
Search
praia do forte cabo frio

O verão chegou e as cidades litorâneas, como Cabo Frio, Armação dos Búzios e Rio das Ostras, já estão lotadas devido à grande procura por sol, praia e um mergulho no mar. Mas para que as férias na praia não virem uma dor de cabeça, ou até uma dor de barriga, é importante ficar alerta à balneabilidade.

Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, contato direto e prolongado com a água em situações como mergulhar, nadar, boiar etc.

De acordo com o médico clínico geral, André Guedes, é necessário sempre consultar o site do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para verificar a qualidade da água, principalmente quem vai à praia com crianças. O médico recomenda procurar outra praia para frequentar quando o mar desejado não estiver com a classificação ‘verde’, ou seja, indicada para banho.

“Checar essa informação é de extrema importância para a saúde. Principalmente crianças e idosos são mais vulneráveis à contaminação. Ela pode ocorrer por ingestão de água ou por contato na pele, nos olhos, nas mucosas, e isso pode trazer problemas de saúde”, reforça.

Praia da Boca da Barra foi considerada imprópria pra banho

De acordo com a balneabilidade, as águas de determinada praia podem ser classificadas como próprias ou impróprias para banho de mar. O fator que influencia a balneabilidade é, basicamente, a densidade de coliformes fecais, microrganismos presentes nas fezes de animais de sangue quente e que servem como indicadores da poluição por esgoto, pois podem sinalizar a existência de outros microrganismos causadores de doenças. Outro fator que influencia a balneabilidade são as chuvas, pois a drenagem da água da chuva em direção à praia lava as ruas carregando a sujeira presente para rios e para o mar, prejudicando a qualidade da água.

Os dados referentes a balneabilidade das praias são de responsabilidade do Inea e leva em consideração que o observador está de frente para o mar.

Em Rio das Ostras, das oito praias e 11 locais registrados pelo Inea, apenas as praias de Mar do Norte, Remanso, Areias Negras, Costazul, Joana e Tartaruga estão próprias para banho. As praias do Centro e Cemitério não estão adequadas para mergulho e são demarcadas como impróprias pelo Inea, ambas são muito frequentadas por turistas e moradores.

A balneabilidade da Lagoa de Iriry, conhecida como ‘Lagoa da Coca-Cola’ não foi testada. Nesse caso, o boletim mais atual, publicado em 18 de dezembro, informa que a amostragem do local não foi realizada.

Em Macaé, das oito praias apenas a dos Cavaleiros, Pecado, Lagomar, Campista e Imbetiba (Em frente à Rua do Sacramento) estão adequadas para a frequentação. As praias do Barreto, Aeroporto, Barra, Forte estão impróprias.

A amostragem da Lagoa de Imboassica também não foi realizada, portanto não há informações sobre a qualidade da água.

Em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, ambas as praias, denominadas Praião e Prainha, são consideradas próprias para banho.

Em Unamar, distrito de Cabo Frio, todas praias estão adequadas para banho. As localidades analisadas são: Residencial Viva Mar, em frente a 2ª entrada do Condômino Orla 500; Em frente à Avenida B (Espaço Cultural); e Em frente à Rua Tatuí – Hospital de Tamoios. Já a praia do Pontal (Ao lado da Colônia de Pescadores) é considerada imprópria.

Em Cabo Frio, quase todas as praias analisadas pelo Inea são consideradas próprias para a frequentação de banhistas, sendo essas as praias do Forte, Passagem, Conchas, Peró, Palmeira e Foquete.  A única considerada imprópria foi a praia do Siqueira (Em frente à Rua Luiz Feliciano Cardoso nº 171).

Em São Pedro da Aldeia, todas as praias do município são consideradas próprias para frequentação de banhistas. Foram analisadas Praia Linda, Centro, Pitória, Sol, Sudeste, Balneário, Ponta da Areia e Porto d’ Aldeia.

Foto G1

Todas as praias de Arraial do Cabo são consideradas próprias pelo Inea, portanto os banhistas podem frequentar as praias de Monte Alto, Pontal, Praia Grande, Prainha e Figueira com tranquilidade.

Já em Armação dos Búzios, foram analisadas 13 praias e 12 delas são consideradas adequadas para banho, segundo o Inea. Apenas a praia do Canto (Em frente à Travessa dos Pescadores, ao lado direito do píer) é considerada imprópria e deve ser evitada.

Além das análises feitas, o boletim do Inea também indica evitar o banho de mar nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e próximo a saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem.

Procedimento das coletas
O monitoramento da balneabilidade é realizado por técnicos do Inea, que percorrem todo o litoral, coletando amostras na superfície da água nos locais de maior incidência de banhistas.

Depois de coletadas, as amostras são levadas para o laboratório do Inea para serem analisadas. Os dois parâmetros utilizados para avaliar a balneabilidade das praias são os coliformes termotolerantes e enterococos. Coliformes são grupos de bactérias indicadoras de contaminação e habitam o intestino de animais mamíferos, como o homem.

praia do forte cabo frioCom os resultados das análises, os dados são encaminhados para a Gerência de Avaliação da Qualidade da Água. A análise final da praia como própria ou imprópria para o banho será definida a partir dos resultados das avaliações das cinco últimas coletas, conforme a Resolução CONAMA 274/00. Além das coletas, a observação visual, tais como a presença de manchas, contribuem para compor a análise final daquele trecho de praia.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

RJ é destaque nos EUA com ações de promoção turística lideradas por Gustavo Tutuca

Andrezinho Ceciliano anuncia secretariado para reconstrução de Paracambi

Megaoperação em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia flagra mais de 30 ligações clandestinas de água

Natal Iluminado de Maricá estreia com show de drones e árvore flutuante na Lagoa de Araçatiba

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!