Menu

Cidades

Audiência pública vai discutir distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol em Búzios

O município de Búzios já deu o primeiro passo e avançou com a prescrição do óleo de cannabis medicinal para crianças autistas. Foto: Reprodução
O município de Búzios já deu o primeiro passo e avançou com a prescrição do óleo de cannabis medicinal para crianças autistas. Foto: Reprodução

Encontro vai abordar Projeto de Lei que prevê inclusão do medicamento na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais

Na próxima sexta-feira (29), a Câmara de Vereadores vai abrir as discussões em audiência pública para a inclusão do medicamento à base de canabidiol na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME). O debate está agendado para às 9h, no plenário da casa legislativa, e vai debater o Projeto de Lei 93/2021 que está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

A audiência foi agendada pelo autor do projeto, o vereador Aurélio Barros, que também é o presidente da CCJ. A proposta foi discutida pelo legislativo na sessão do dia 7 de outubro e  prevê a distribuição gratuita de medicamentos nacionais e importados à base de cannabis medicinal que contenham em sua fórmula a substância Canabidiol (CBD), Tetrahidrocanabinol (THC) e/ou demais canabinoides da planta, desde que devidamente autorizado por ordem judicial ou pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e prescrito por profissional médico acompanhado do laudo das razões da prescrição.

A proposta também autoriza o município a adquirir medicamentos de entidades nacionais ou internacionais, que demonstrem capacidade de produção dos produtos à base de cannabis, adequada e segura à demanda institucional do órgão público. As despesas decorrentes da execução da lei correrão a conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

De acordo com a justificativa do projeto, o uso medicinal da Cannabis proporciona o controle de sintomas, a melhora da qualidade de vida e redução de danos psicossociais secundários.

Algumas indicações estabelecidas para o uso medicinal da Cannabis são as epilepsias refratárias, dor crônica, espasticidade na esclerose múltipla, tratamento coadjuvante na quimioterapia e no câncer, cuidados paliativos a doentes terminais, na ansiedade, insônia, transtorno do espectro autista; pode-se acrescentar como potenciais alvos terapêuticos a demência de alzheimer, doença de parkinson, depressão, entre outros.

Prescrição do óleo da cannabis é pioneiro no país

O município de Búzios já deu o primeiro passo e avançou com a prescrição do óleo de cannabis medicinal para crianças autistas. Neste primeiro momento 90 pacientes entre 3 e 10 anos de idade estão sendo acompanhados. A prescrição do medicamento foi integrada ao Programa Municipal de Saúde Mental durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no dia 20 de agosto. O projeto de prescrição do óleo da cannabis é pioneiro no país.

Segundo a Secretaria de Saúde, uma nota técnica está em fase final de elaboração para nortear o município na compra do óleo. Neste momento, a pasta busca parcerias com instituições de pesquisa, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Associação de Apoio à Pesquisa e a Pacientes de Cannabis Medicinal (APEPI) como parceira.

Búzios tem aproximadamente 380 crianças com autismo em diversos graus, e o município pretende até o final do ano atender a totalidade dessas crianças.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inscrições abertas para Vestibular Cederj 2024

Privilége Búzios é ponto de coleta de doações para o Rio Grande do Sul

TourShop realiza coleta de medicamentos em Búzios para o Rio Grande do Sul