Menu

Cidades

Audiência Pública discute o tombamento do Galpão do Sal de Cabo Frio

Nesta terça-feira (26) a Câmara de Cabo Frio realizou uma audiência pública para debater o destino dos galpões remanescentes do antigo Porto do Sal da cidade, se serão tombadas ou não. A audiência foi aprovada através de requerimento de autoria do vereador Aquiles Barreto (SD), vice-presidente da Comissão Permanente de Politicas Públicas e que conduziu os trabalhos do encontro na Casa Legislativa.

A audiência não teve um resultado final, pois foi aberta para esclarecimentos e uma nova data será marcada para definir o futuro dos Galpões de Sal. Segundo o edital elaborado, a convocação teve como objetivo trazer esclarecimentos aos parlamentares e a sociedade sobre o destino do local e dar oportunidade a entidades, órgãos públicos e população na participação desta discussão.

O condutor do encontro, Aquiles Barreto (Solidariedade), abriu falando sobre as explicações. “Durante a audiência a população pode tirar as dúvidas e ouvir as explicações em defesa da demolição e do tombamento do galpão, que serão ouvidas também por nós vereadores para determinarmos nossas ações na Câmara. Nós fizemos a audiência como está no edital. Nós publicamos um edital, onde tem alguns itens e a gente segue o edital a todo o momento”, destacou.

Foto: Lucas Muller

Ricardo Varela, diretor da divisão de cultura, foi o primeiro a ter fala na audiência. “Essa audiência nos da oportunidade de discutir de forma clara e objetiva a questão do tombamento ou não do Galpão do Sal. Essa Casa, com essa audiência, tem o objetivo, acima de tudo, de dar subsídios aos vereadores e a sociedade civil do conteúdo dessa demanda já que pessoas e autoridades fazem opção pela demolição e outras pelo conservação, então, a Câmara está buscando, nesse momento, um entendimento para que os vereadores possam formar suas opiniões”, disse.

O representante do proprietário, Manoel Vieira, que é arquiteto, teve o seu tempo de fala também. “A gente não pode tombar um fantasma. Se for assim a gente vai tombar o cinema de Cabo Frio, a gente vai tombar a casa do Wolnei que ta no chão, a gente vai tombar a Vila Cândida… e por aí vai. Que tipo de tombamento é esse que está sendo proposto? De uma coisa que não existe. Será que a Câmara vai aceitar tombamento de fantasmas? Que se for assim a gente vai tirar muito fantasma do túmulo”, falou.

A representante do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), Carol Werkhaizer, também esteve presente e usou o seu tempo de fala para defender que o Galpão seja tombado. “A sociedade civil tem o direito de debater junto com a Casa legislativa os rumo de um patrimônio histórico cultural e que pode não ser considerado por alguns, mas por muitos é. E é preciso trazer esse debate, e debate não é falação. Me coloco a disposição para a capitação de verba, cada parlamentar tem o direito de captar cerca de R$ 1,5 milhão para  projetos históricos”, afirmou.

O “galpão de sal” faz parte de um antigo conjunto arquitetônico que englobava outros imóveis com as mesmas características. Com o tempo os demais imóveis foram vendidos e demolidos para dar espaço a empresas de pescado. Atualmente o galpão é o único de pé, e para alguns possui grande valor histórico por ter feito parte da época da economia de exportação de sal e cal na região.

Entre as autoridades e convidados estiveram presentes o Procurador da República Leandro Botelho, o Secretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade, Felipe Araújo, a Secretária Municipal de Cultura, Meri Damaceno, o Coordenador Geral de Meio Ambiente Mario Flávio, o representante do proprietário do imóvel, o arquiteto e urbanista Manoel Vieira, o professor e historiador João Cristóvão e representantes do Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural de Cabo Frio.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras

Prefeitura de Cabo Frio interdita parte da Av. Teixeira e Souza, na região central, a partir desta segunda (6)

Encontro de Turismo marca lançamento do Portal Visit Búzios