Menu

Cidades

Atos após execução de Marielle tomam o mundo

WhatsApp Image 2018-03-16 at 08.42.41 (1)

No Rio, nesta quinta-feira (15),  uma multidão  começou uma vigília em protesto a execução da vereadora Marielle Franco  (PSOL) e o motorista dela, Anderson, na Cinelândia e caminhou em direção a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) onde mais pessoas  chegaram e o sentimento era de dor, tristeza,  mas também de “sede de justiça”, como lembrou um dos manifestantes.

Mulheres dos movimentos sociais, negros e LGBT tiveram a palavra, assim como representantes do PSOL e de outros partidos. Marcou o discurso emocionado da vereadora de Niterói  Talíria Petrone, também do Psol, do deputado federal  Glauber Braga (PSOL), que era amigo intimo de Mairelle, e também a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), que como médica auxiliou as pessoas que passaram mal durante o ato, pela emoção e pelo sol forte. 

O atentado covarde à Marielle motivou atos em todo o mundo, capitais do Brasil, Argentina, no Parlamento Europeu, e está chamando a atenção da comunidade intencional para as consequências do golpe parlamentar que, entre outras coisas, derrubou a presidente Dilma  Rousseff, iniciado em 2016  com forte apoio de setores empresariais e da chamada Grande Mídia.

No ato, dirigentes do PSOL nacional informaram que Michel Temer ligou para o partido oferecendo apoio federal para o caso Marielle, e, de acordo com  o PSOL, recebeu a resposta de que “retirasse os exercito das comunidades do Rio de Janeiro.”.

Entenda o caso 

Vereadora eleita com 46 mil votos pelo PSOL, negra, mãe solteira, 38 anos, socióloga, lésbica, criada no Complexo da Maré. Marielle Francisco da Silva era uma líder política defensora dos direitos humanos. Ela se opunha à violência da Polícia Militar e à intervenção federal nas comunidades cariocas. Na noite de ontem, 14, ao deixar um evento sobre a atuação de mulheres negras na política, Marielle foi executada com quatro tiros, na rua Joaquim Palhares, no centro da capital fluminense quando voltava evento “Jovens Negras Movendo as Estruturas”, na Lapa. Os assassinos não levaram nenhum pertence dela, nem do motorista, Anderson Pedro Gomes, do carro em que estavam – ambos foram mortos no local. Marielle deixa uma de 19 anos.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Saiba onde e como fazer doações para ajudar o Rio Grande do Sul

Prefeito de Búzios garante continuidade do diálogo institucional com presidente da Câmara e vice-prefeito

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses