Menu

Cidades

Após aumento de internações e mortes por Covid-19, Prefeitura de Búzios recua e aumenta restrições

  • Home
  • Búzios
  • Após aumento de internações e mortes por Covid-19, Prefeitura de Búzios recua e aumenta restrições
Fiscalização nas barreiras de Búzios. Imagem de março de 2021: Divulgação
Fiscalização nas barreiras de Búzios. Imagem de março de 2021: Divulgação

Município passou por diversas contradições e chegou a divulgar, segundo boletim, que estava com leitos vazios, mas logo em seguida houve aumento de internações

Depois de muito se questionar e os moradores cobrarem alguma medida, a Prefeitura de Búzios divulgou o novo decreto de n° 1.589 com restrições à Covid-19, nesta quinta-feira (12). A cidade teve um aumento de casos e mortes pela doença. No entanto, até o fechamento desta matéria as novas medidas ainda não estão disponíveis no Boletim Oficial do município, que tem como última publicação notícias do dia 4 a 8 de março, com o Decreto nº 1.584.

O novo documento tem como objetivo redobrar os cuidados, monitorar e controlar o fluxo de circulação quanto a entrada e saída de pessoas nas principais vias de acesso ao município e impedir que o vírus se espalhe na localidade. O decreto não revogou o publicado no dia 26 de fevereiro de 2021, de n° 1.583.

Ainda de acordo com o documento, está vedada a realização de festas, shows e eventos por 30 dias; os estabelecimentos comerciais só poderão funcionar até meia-noite e deverão operar com 60% (sessenta por cento) da sua lotação, janelas abertas, distanciar as mesas em, no mínimo, 1,5m (um metro e meio) e disponibilizar álcool em gel. Estabelece, ainda, que veículos de transporte coletivo e alternativo deverão obedecer a taxa de ocupação de 60% (sessenta por cento) de sua capacidade total.

Nas barreiras, os critérios serão mantidos. Os condutores de veículos e motocicletas serão abordados pelos profissionais da Postura, Agentes da Saúde, Vigilância e Guarda Municipal. Na manhã desta sexta-feira (12), algumas medidas já estavam sendo tomadas com mais rigor no local.

Algumas medidas já estão sendo tomadas com mais rigor nas barreiras sanitárias nesta sexta (12) | Foto: Divulgação

Durante a abordagem, as pessoas receberão orientações e aferição de temperatura. A entrada só será permitida mediante apresentação de comprovante de residência, trabalho ou QR code que comprove que o turista está hospedado na cidade.

Vale lembrar, que na quinta a tarde, antes de o decreto ser publicado, o jornal O Dia havia informado que novas normas seriam estabelecidas em Búzios. Essa informação pegou moradores da cidade de surpresa e sem saber no que acreditar.

O que pensam os empresários?

Muitos empresários têm questionado o motivo da prefeitura divulgar os decretos na parte da tarde e sem conversar com eles ou com a sociedade. Os empresários alegam que é importante que o município adote medidas de enfrentamento, mas a comunicação também deve ser feita, pois vários estabelecimentos já compraram materiais e insumos para atender os clientes aos fins de semana. Mesmo fora da temporada, Búzios continua recebendo turistas, e tendo, assim, o fluxo de pessoas maior neste período.

A Prensa entrou em contato com a Prefeitura para saber mais detalhes do novo decreto e das medidas de segurança, além de perguntar sobre o porquê do documento ainda não ter entrado no Boletim Oficial do município e aguarda retorno.

Contradições da Prefeitura

Após o Carnaval, a gestão atual havia comemorado que os casos de Covid-19 tinham sidos controlados na cidade e, que, inclusive, conseguiram zerar o número de pacientes internados com o vírus. Mas logo depois, as ocupações voltaram.

Vale destacar que o número de leitos ocupados cresceu rapidamente de um dia para o outro. Até segunda-feira (8), a cidade tinha apenas 2 leitos ocupados e no dia seguinte (9) passou para 8.

O prefeito Alexandre Martins também chegou a dar uma entrevista à Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul. E, apesar, de não ter dito com todas as palavras que o município estava realizando tratamento precoce, ele deixou a notícia continuar e não negou a informação.

Já no dia 22 de fevereiro, o prefeito compartilhou em seu Facebook um repost do senador Flávio Bolsonaro o parabenizando pelo tratamento precoce aplicado na cidade e que, por isso, o município não tinha mais casos de Covid-19 depois do Carnaval. Veja nas fotos abaixo.

Publicação foi feita no dia 22 de fevereiro na rede social do prefeito de Búzios | Reprodução/Redes Sociais
Publicação foi feita no dia 22 de fevereiro na rede social do prefeito de Búzios | Reprodução/Redes Sociais

A informação só foi negada pelo prefeito de que o município estava usando tratamento precoce, no dia 25 de fevereiro em entrevista ao portal RC24h, após ser questionado sobre a publicação. Alexandre Martins então explicou que o uso de cloroquina ou de outros medicamentos chamado “tratamento precoce” não faz parte da estratégia adotada em Búzios para o tratamento do novo coronavírus. Ele ainda disse que, os médicos, conforme indica a legislação, têm autonomia para usar, mas esta não foi uma estratégia adotada na cidade.

Outra contradição, foi feita nesta quinta (11), com o vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura sobre o novo decreto. O prefeito diz que em caso de qualquer dúvida o município pode esclarecer para a população e reforçou que as informações estarão sempre disponíveis nos veículos de comunicação oficiais da Prefeitura de Búzios. No entanto, quando questionado pela Prensa sobre alguma dúvida ou assunto, a instituição nunca responde. Pedidos e e-mails da nossa Redação não têm sido atendidos desde o dia 1º de janeiro de 2020.

Boletim Covid

Segundo o informativo desta quinta, a cidade havia somado 6 novas contaminações, totalizando 3.282 casos. Já o número de curados contabilizava 3.165, enquanto 74 pessoas estavam em isolamento domiciliar. Búzios já atendeu 14.914 pessoas.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Visita guiada oferece roteiro ao Centro Cultural do Legislativo de Macaé

Cabo Frio recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

Tragédia no Rio Grande do Sul: Búzios se mobiliza em solidariedade

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios