Menu

Cidades

Após atrasos e indícios de corrupção, hospital de Casimiro de Abreu não tem previsão de entrega

35369c97-6721-441e-8a33-a5dac1155491

O hospital de campanha está sendo construído em Barra de São João e atenderia infectados por coronavírus de toda a região

Em meio a pandemia de coronavírus, muitos hospitais da região estão com seus leitos e unidades de tratamento intensivo (UTI) em alta demanda. A Região dos Lagos não é diferente, por isso o Governo do Estado organizou a instalação de um hospital de campanha para atender os pacientes infectados com COVID-19. Porém, o hospital que foi prometido para o dia 18 de junho não tem mais previsão de entrega.

Porque a organização social escolhida pelo governo estadual do Rio de Janeiro para gerir esses hospitais tem episódios de má gestão e até crime em seu histórico. A Organização Social (OS) Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) está, inclusive, proibido de participar de disputas na capital do Rio de Janeiro por dois anos em razão de irregularidades financeiras e administrativas em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do município. O contrato emergencial sem licitação com o Iabas é de 835 milhões de reais.

Por isso, o Governo do Estado e a IABAS ainda não garantem a construção dos hospitais de campanha em Casimiro de Abreu. De acordo com informações divulgadas na noite na noite de 1º de junho, pela Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) a secretaria estadual de Saúde assumirá a gestão do hospital, porém sem previsão de quando comecem a funcionar. Witzel é investigado e alvo de 10 pedidos de impeachment na Assembleia Legislativa (Alerj) por conta, também, desses problemas.

Anulação de contrato

Nesta quarta-feira (3), o governador Wilson Witzel determinou, por meio de decreto, a anulação do contrato e dos termos aditivos suspeitos de irregularidades. A secretaria estadual de Saúde assumirá a gestão dessas unidades, que não foram inauguradas até hoje para tratar pacientes infectados com o novo coronavírus. Além da unidade de Casimiro de Abreu, outras cidades como Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo também estão aguardando o funcionamento de hospitais de campanha.

De acordo com uma nota oficial divulgada nesta quarta-feira: “O governo vai requisitar todo o equipamento e mão-de-obra no combate à pandemia, assim como a conclusão das obras. Com a intervenção, a Fundação Estadual de Saúde fica responsável por administrar os sete hospitais de campanha para enfrentamento da Covid-19: Maracanã, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu”.

Nota da Prefeitura de Casimiro de Abreu

“Sobre o Hospital de Campanha do Governo do Estado previsto para Barra de São João, a Prefeitura de Casimiro de Abreu lamenta muito não ter sido inaugurado até o momento. Seu funcionamento é de extrema importância não só para auxiliar no tratamento dos pacientes do município, como de toda a região. O governo municipal ressalta que a responsabilidade do Hospital de Campanha é inteiramente do Governo do Estado”.

A Prefeitura montou um Centro de Atendimento 24 horas para pacientes com sintomas de covid-19 no Hospital Municipal. Nele há 10 leitos exclusivos, entre semi-intensivos – com respiradores – e clínicos) e está adquirindo mais 6 leitos semi-intensivos com respiradores.
Em Barra de São João, será montado, nas próximas semanas, o segundo Centro de Triagem 24h do município, na UBS do bairro Vila Campo Alegre. Mais médicos para auxiliar no atendimento aos pacientes também serão contratados. A população do distrito também conta com o apoio do Resgate 24 horas que pode ser acionado pelo telefone: 0800-021-5750.

Para auxiliar no serviço de triagem aos pacientes, todas unidades Básicas de Saúde do município já funcionando com o serviço de triagem.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios