Pular para o conteúdo
Search

Câmara de Búzios analisa projeto de lei que prevê distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol

Búzios tem aproximadamente 380 crianças com autismo em diversos graus, e pretende até o final do ano atender a totalidade dessas crianças. Foto Reprodução.

Audiência pública será marcada ainda este mês para discutir a proposta, segundo o vereador Aurélio Barros

O município de Búzios já deu o primeiro passo e avançou com a prescrição do óleo de cannabis medicinal para crianças autistas. Agora está em discussão a inclusão do medicamento na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) para ser distribuído gratuitamente pelo município. Para isso, o Projeto de Lei 93/2021 está tramitando na Câmara de Vereadores. A proposta foi discutida pelo legislativo no dia 7 de outubro e está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação para análise. O projeto é de autoria do vereador Aurélio Barros, que também é o presidente da CCJ. Segundo ele, uma audiência pública será marcada ainda este mês para debater o assunto.

O projeto prevê a distribuição gratuita de medicamentos nacionais e importados à base de cannabis medicinal que contenham em sua fórmula a substância Canabidiol (CBD), Tetrahidrocanabinol (THC) e/ou demais canabinoides da planta, desde que devidamente autorizado por ordem judicial ou pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e prescrito por profissional médico acompanhado do laudo das razões da prescrição.

O projeto é de autoria do vereador Aurélio Barros, que também é o presidente da CCJ.

O projeto também autoriza o município a adquirir medicamentos de entidades nacionais ou internacionais, que demonstrem capacidade de produção dos produtos à base de cannabis, adequada e segura à demanda institucional do órgão público. As despesas decorrentes da execução da lei correrão a conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Durante o uso da tribuna o vereador defendeu a proposta. “Esse é um projeto muito importante que pode ajudar muitas pessoas que precisam desses medicamentos para ter qualidade de vida. Se for preciso, podemos discutir mais o assunto em audiência pública”.

De acordo com a justificativa do projeto, o uso medicinal da Cannabis proporciona o controle de sintomas, a melhora da qualidade de vida e redução de danos psicossociais secundários.

Algumas indicações estabelecidas para o uso medicinal da Cannabis são as epilepsias refratárias, dor crônica, espasticidade na esclerose múltipla, tratamento coadjuvante na quimioterapia e no câncer, cuidados paliativos a doentes terminais, na ansiedade, insônia, transtorno do espectro autista; pode-se acrescentar como potenciais alvos terapêuticos a demência de alzheimer, doença de parkinson, depressão, entre outros.

Segundo a Secretaria de Saúde, uma nota técnica está em fase final de elaboração para nortear o município na compra do óleo. “Nesse momento também estamos buscando parcerias com instituições de pesquisa. Estamos em contato com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para elaboração de uma parceria com controle de qualidade, comunicação e etc., inclusive nos tendo indicado a Associação de Apoio à Pesquisa e a Pacientes de Cannabis Medicinal (APEPI) como parceira”, disse a nota.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Leônidas Heringer, Búzios tem aproximadamente 380 crianças com autismo em diversos graus, e pretende até o final do ano atender a totalidade dessas crianças.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cine Henfil em Maricá apresenta ‘Mostra de Cinema Africano’ e programação especial de 22 a 24 de novembro

Ampliação da ETE da Praia do Siqueira avança com 60% da primeira etapa concluída

Macaé Empreendedora reúne grandes nomes e promove capacitação gratuita

Dia da Consciência Negra: Reflexão sobre a História e a Luta Contra o Racismo no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.