Menu

Cidades

Alerj aprova abertura de CPI para investigar distribuição de gás no Rio

Prédio da Alerj / Foto O Globo
Prédio da Alerj / Foto O Globo

Nessa última terça-feira (7), na Sessão Ordinária, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou por unanimidade, abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o serviço de distribuição de gás no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Um dos objetivos é rever o contrato de concessão atual, hoje administrado pela Naturgy (Ceg e Ceg Rio).

De acordo com levantamento divulgado pela FIRJAN no início do mês passado, o preço do gás natural subiu 98% nos últimos dois anos no estado. Autor da proposta, o deputado Max Lemos (MDB) afirma que entre as motivações para a abertura da CPI, estão: o péssimo serviço prestado pela concessionária e o alto custo do gás no estado.

Prédio da Alerj / Foto O Globo

Segundo o deputado, o estado do Rio de Janeiro abriga cerca de 60% das reservas de gás natural do Brasil, no entanto possui uma das tarifas mais caras do país. “Se fizermos um comparativo do preço do gás natural praticado no estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, iremos constatar que o gás produzido em terras fluminenses, é o mais caro da Região Sudeste. Se o gás é produzido aqui, tem que se buscar uma conta de equilíbrio”, defende o parlamentar.

Empresa pode perder concessão

Entre as metas estabelecidas no acordo de Recuperação Fiscal celebrado entre o governo do estado do Rio de Janeiro e a União, está antecipação da renovação do contrato de concessão do serviço de distribuição de gás. “O contrato de licitação acaba em oito anos, mas o regime de recuperação fiscal do estado prevê a revisão das concessões (o que deve acontecer em até três anos). E há uma série de questões que precisamos entender neste âmbito, como os motivos pelos quais os dutos de gás não foram levados ao Noroeste do estado. Particularmente, eu defendo que seja feita uma nova licitação”, adiantou Lemos.

A CPI será composta por cinco membros e terá prazo de até cinco meses, após sua instalação, para apresentação do relatório final.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura