Menu

Cidades

Água de reuso gera economia mensal de mais de cem mil reais em Búzios

foto Ronald Pantoja

texto Monique Gonçalves / foto Ronald Pantoja

Num mundo em que a água potável está cada vez mais escassa, criar estratégias para poupar esse recurso natural é tarefa extremamente necessária. Preservar a natureza não pode ser apenas um discurso politicamente correto, é preciso ação para que o pouco que ainda resta não se esgote rapidamente. Entre os mecanismos usados para diminuir o consumo da água fornecida pelas concessionárias está o reuso.

Na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, uma das cidades que investem nesse sistema de tratamento de esgoto para reaproveitamento da água, é Armação dos Búzios. Desde 2014, o município utiliza a água tratada para regar jardins e áreas públicas com vegetação. O investimento resulta mensalmente uma economia de aproximadamente R$ 112.000,00.

O balneário possui uma Estação de Tratamento de Água de Reuso (ETAR) dentro de seu território, o que se torna uma vantagem. Inaugurada há seis anos pela Prolagos, companhia responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto em cinco cidades da região, a estação possui capacidade para produzir mais de 2 milhões de litros de água de reuso por mês. O secretário de Meio Ambiente de Búzios, Fernando Savino, recomenda que outros municípios invistam no sistema de reuso.

Construção da ETE no ano de 2013 / foto Ronald Pantoja

“Minha sugestão é que os municípios vizinhos consigam fazer esse investimento porque, além de ser sustentável, a utilização da água de reuso contribui muito no período da alta temporada, quando temos o abastecimento de água potável comprometido, devido ao alto fluxo de turistas”, explicou.

Para o biólogo, Eduardo Pimenta, todo mecanismo usado para evitar a extração dos lençóis freáticos e mananciais é bem-vindo. “Toda vez que se consegue reutilizar a água, a natureza tem um grande ganho porque deixa de retirar do meio natural do ecossistema”, destacou ele.

Sobre água de reuso

A água de reuso é produzida dentro das ETE’s, que transformam o esgoto novamente em água tratada podendo ser utilizada para diversas atividades urbanas como: limpeza de ruas e praças, lavagem de veículos, irrigação de parques e cemitérios, e no uso de sistemas decorativos como chafarizes e espelho d’guas.

O efluente é submetido a um polimento, que consiste em três etapas para fazer a remoção das impurezas: filtração, ultrafiltração e osmose reversa.

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Rede Mãe à Mãe participa de atividade dedicada à maternidade promovida pela Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa

Ícone das artes brasileiras, Pereio, morre aos 83 Anos

Prefeitura de Cabo Frio cria campanha para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Sal dá Jazz movimenta Praça da Matriz em São Pedro da Aldeia