Menu

Cidades

“A SIT não pode chantagear a população e obrigar o município a conceder socorro financeiro”, afirma vereador petista de Macaé

Vereador-Marcel-Silvano-Foto-Tiago-Ferreira-1-scaled

Durante a Roda da Prensa nessa segunda-feira (13), o vereador petista de Macaé, Marcel Silvano, afirmou que a SIT (Sistema Integrado de Transporte), responsável pelo transporte coletivo na cidade, não pode chantagear a população e obrigar o município a conceder socorro financeiro para que as operações na cidade continuem. O parlamentar enfatizou ainda que desconfia das informações da empresa anunciadas no último final de semana, sobre um colapso financeiro no transporte da cidade devido à crise do novo coronavírus.

Na última sexta-feira (10), a direção da empresa anunciou que há riscos de paralisar os serviços na cidade, caso o Poder Público não conceda socorro emergencial financeiro.

Durante sua participação na Roda da Prensa, Silvano destacou que o contrato da SIT está vigente em Macaé desde 2005 e foi prorrogado, às vésperas das eleições municipais de 2016, até 2025. “São 25 anos que estão concedidos à SIT a exploração do transporte público. O problema é que muito se confundiu na relação de serviço público, de prestação do serviço do transporte, com propriedade privada da empresa, que monopoliza o transporte na cidade atualmente”.

Para o parlamentar petista de Macaé, não há transparência na relação da empresa e município. “Os balanços nunca foram apresentados. Não sabemos realmente se foram justos, os milhões de reais de subsídios mensalmente pagos pelo município, para subsidiar a passagem a R$ 1 e não sabemos, principalmente, se os dados apresentados pela empresa agora, se são algo que merece confiança. Nos últimos anos, 200 cobradores foram demitidos, fazendo com que os motoristas desempenhassem dupla função. A SIT sofreu, várias vezes, com mobilizações dos trabalhadores, que paralisavam porque não estavam recebendo salários e sempre, com muitas desculpas, a empresa informava que o município não estava repassando o dinheiro. Então, a notícia que foi veiculada no último final de semana, chamou muita atenção, porque não trouxe nenhum dado, nenhuma informação e nenhuma consistência”, enfatizou. O vereador petista ressaltou ainda ser chantagem e pressão de uma empresa que pagou os canais impressos e falados da cidade para informar os riscos de encerrar as operações em Macaé. A empresa alegou que a redução de passageiros nos coletivos, devido à crise da Covid-19, impactou drasticamente, as receitas do sistema de transporte. “A SIT, nesta divulgação do final de semana, informa que é imperiosa, ou seja, que o município tem a obrigação de conceder, imediatamente, socorro financeiro à empresa. Eu acho um desrespeito da SIT não tratar a questão com transparência, apresentando balanços, lucros. Não dá para confiar. A empresa possui obrigações contratuais. Sabia dos riscos sim. É difícil saber se estão sendo verdadeiros, se estão com as melhores das intenções. Eu confesso que desconfio demais da SIT. Só iremos saber quando a empresa abrir a caixa preta. Eu solicitei, na Câmara Municipal de Macaé, abertura da CPI do Transporte, mas o Legislativo achou inviável. É preciso apresentar dados concretos, com números da receita, lucros”.

Foto: Tiago Ferreira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Privilége Búzios é ponto de coleta de doações para o Rio Grande do Sul

TourShop realiza coleta de medicamentos em Búzios para o Rio Grande do Sul

MPRJ obtém decisão condenando George Jardim à perda do cargo de vereador

Sábado (11) é dia de Feira Cultural Vila Rainha em Rio das Ostras