Blogs

Blogs

Menu do site

Publicidade
[views count='0' print='1']

A incrível saga do Homem Borboleta #7

O Homem Borboleta retratado por Davi Gautto
Uma reportagem de Victor Viana que fará parte do livro ‘Contos, crônicas e outros rabiscos da Babel, um estado fluminense’

O Homem Borboleta vende beleza em Paraty desde uma segunda-feira, 12 de março de 2002 – ele lembra muito bem. Ele pediu um sinal a Deus, pediu ao Todo-Poderoso que abrisse seu caminho.

Ele tinha perdido 122 borboletas em uma fiscalização na cidade de Aparecida-SP, onde fica a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, uma Mãe de Deus negra. O Homem Borboleta, que às vezes é chamado por alguns de Thiago, caminhou por todo o Vale do Paraíba, “fugindo do Rapa” – ele disse – até um posto de gasolina.

Pela estrada do município de Cunha, chegou ao Alto da Serra da Bocaina, foi lá que pediu o sinal de Deus. “Um professor de ginástica e sua esposa me deram uma carona de carro e me deixaram na beira de um caminho”, conta, deixando claro que não tinha muita ideia do que poderia acontecer. O Homem Borboleta tentou dormir ali no alto da serra. “Havia um galinheiro aberto. Tentei passar a noite por ali, mas era muito gelado lá em cima”, disse rindo.

Publicidade

O Homem Borboleta tem vários livros escritos e publicados, além de vender borboletas coloridas. Um de seus livros foi escrito quando esteve preso em Changai, na China, por vender borboletas nas ruas. Suas borboletas são Made In China. Foi por isso que passaram o rapa em 122 de suas belezas aladas sob os olhos da Mãe de Deus. “Eu não tinha o documento que me permitia vender na rua. Mas precisava comer, precisava viver. Tinha de vender minhas borboletas”, conta sem mágoas e sem culpa.

Os livros do Homem Borboleta são bilíngues, “são em Inglês/Português e em Português/Inglês, você escolhe”, ele ri do que diz. Prestes a fazer 64 anos, uma idade considerável para um homem e uma idade avançada para uma borboleta, contou que caminhou então 12 horas sem parar, segundo relato dele mesmo, e então o caminho se abriu, como tinha pedido ao Todo-Poderoso. Paraty. O Homem Borboleta estava em Paraty, no Rio de Janeiro.

Surpreendeu-nos ao contar que está há 11 anos e quatro meses, contados, na cidade, mas que não mora em Paraty. Na cidade histórica, que Deus mostrou a ele, apenas ‘ganha a vida’. Mora mesmo é em Queimados, na Baixada Fluminense.

  • Matéria publicada originalmente em O Perú Molhado – 2014-  para cobertura da FLIP.
“Mangagaba mata pelos zóio” #6
Victor Viana – escritor, autor de A Criança Debaixo do Guarda-chuva – editora Ubook
Publicidade

Mais Lidas

‘Morte Materna Zero’ é tema de treinamento em Búzios

[views count="1" print="0"]

Verão Búzios começa com shows de Carol Biazin e Sandra de Sá no Fishbone

[views count="1" print="0"]

Maricá terá 19 palcos em diversos pontos de folia no Carnaval

[views count="1" print="0"]

A maré tá boa pro Sapato, brother arremata ‘Poder Curinga’ da semana

[views count="1" print="0"]

Procon de Cabo Frio fiscaliza cobrança de consumação mínima na Praia do Peró

[views count="1" print="0"]

Ricardo Alface vence a prova do anjo e entrega monstro aos brothers Gabriel Santana e Domitila

[views count="1" print="0"]

Últimas Notícias

Garantir a segurança de veículos nas estradas evita acidente

Identificada mulher assassinada na trilha de José Gonçalves, em Búzios

Celltrion tem lucro recorde no terceiro trimestre

ARTE SUSTENTÁVEL

Presépio sustentável é inaugurado no Santuário do Cristo Redentor e na Igreja de São José da Lagoa no Rio de Janeiro

VIAJANTES: rota artística rumo a 2024

Hérnia de disco afeta 80% da população mundial, segundo OMS

Publicidade

Veja também

Publicidade
Rolar para cima

Clique e saiba mais