Menu

Cidades

A gestão breve de Fernando Savino desburocratizou a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Búzios

Savino

Em apenas 17 dias o município viu o setor ganhar ímpeto sob a liderança de Savino, desbloqueando centenas de processos e deixando em ponto de implantação inovações para modernizar a Secretaria como o sistema de aprovação pública online

Em uma gestão interina marcada pela brevidade, já que o TSE absolveu o prefeito Alexandre Martins que retorna ao cargo nesta quinta-feira (19), Búzios testemunhou um avanço notável na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, graças à rápida e eficaz atuação de Fernando Savino. Em um curto período de 17 dias, Savino, que nomeado secretário na gestão interina de Aguiar, não apenas desbloqueou mais de 800 processos estagnados, mas também instituiu mudanças transformadoras que prometem deixar, se tiver continuidade, um legado duradouro para a cidade.

Um dos principais feitos de Savino foi a implementação da Instrução Normativa Nº. 01, de 16 de abril de 2024, que descentralizou o processo de distribuição de processos administrativos na Secretaria, conferindo maior autonomia aos setores responsáveis. Essa medida não apenas agilizou o fluxo de trabalho, mas também resultou em uma significativa descompressão do sistema, além de contribuir para uma maior arrecadação pública.

Inovação

Além disso, Savino liderou a criação de um sistema de aprovação pública online, em colaboração com a arquiteta e urbanista Daniela Garcia. Essa inovadora ferramenta simplifica o licenciamento de obras, tanto públicas quanto privadas, acelerando consideravelmente o processo de tramitação. Os arquitetos podem enviar digitalmente seus projetos, documentos e declarações, agilizando todo o procedimento.

Ações de parceria com a comunidade

Outra iniciativa marcante foi o projeto de cobertura verde da cidade, que visa transformar espaços públicos por meio do plantio de árvores, em uma parceria colaborativa com a sociedade, inspirada em modelos bem-sucedidos na Europa e em outras regiões do mundo.

Além disso, Savino iniciou uma parceria estratégica, a ser formalizada, com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para capacitar os servidores municipais, oferecendo cursos abertos também à comunidade. Uma visão abrangente e compromisso com a eficiência e sustentabilidade mesmo em um período de tempo incrivelmente curto.

Fernando Savino, com sua formação em geografia e passagens sempre marcantes na gestão pública ambiental, como no Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e, em um período também de transição, como secretário de Meio Ambiente em 2019 também em Búzios, demonstrou mais uma vez sua capacidade de liderança e inovação, apontando o que poderia vir pela frente se tiver a tivesse mais tempo.

“Os avanços que realizamos nesse período tão curto só foi possível graças ao comprometimento e dedicação da equipe que me acompanhou desde o início. Mantendo a]praticamente a mesma equipe que encontrei ao assumir o cargo, pudemos contar com profissionais capacitados e engajados, cujo trabalho árduo e colaboração foram fundamentais para implementar as mudanças necessárias e alcançar os resultados positivos que vimos em tão pouco tempo.”, afirmou.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Deputada Marina do MST e Cepro realizam reunião em Rio das Ostras para discutir temas sociais urgentes

Búzios é finalista no prêmio Melhores do ano da gastronomia 2024

Búzios recebe o 3º Encontro de Numismática de 24 a 25 de maio

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos