Search
Degradê com CSS

Matéria Especial: O cantinho da imundice

acacias-2

 

 

Por Sandro Peixoto

 

acacias-2
Urubus educados fazem fila para comer o lixo

Há anos que a Rua das Acácias, na entrada da bucólica Praia da Ferradurinha virou um lixão a céu aberto. Um terreno baldio numa esquina muito movimentada é o principal ponto de desova dos detritos dos moradores vizinhos. A prefeitura faz seu papel. Recolhe todos  os dias centenas de quilos de lixo, mas, por mais que se limpe, o lugar sempre se encontra sujo. Sujo é uma maneira simples de definir a nojeira do lugar.

O lixo é depositado de qualquer maneira. Em sacos improvisados, por vezes rasgados, com restos de comida- chamariz para ratos, cachorros e urubus-  e ninguém parece  entender que existem regras para o descarte de lixos nas ruas. A prefeitura tem um plano de recolhimento que funciona bem, mas se a sociedade não fizer a parte dela, se continuar jogando seus lixos em qualquer lugar e a qualquer hora, nunca teremos uma cidade limpa e com aspecto de civilizada.

Os moradores daquela área sabem que a coleta é feita regulamente. Sabem quando o caminhão passa. Mas parecem não ligar. Não se importam com a péssima impressão que passam aos olhos dos outros e nem para os riscos da própria saúde. Quem joga o lixo a qualquer hora não se importa e quem não o faz fica pelas esquinas criticando o governo. Sobre os sujismundos  ninguém diz nada. São poucos os cidadãos que defendem  o governo  que faz sua parte e gasta uma fortuna para manter a cidade minimamente limpa e com aspecto de organizada.  Sei que a frase é batida, mas vale à pena repetir:

“Cidade civilizada não é aquela que mais se limpa e sim, a que menos se suja”.

Nos anos  1970 havia uma publicidade do governo  que lembrava que povo desenvolvido era povo limpo.  Costumo afirmar que a sociedade buziana é uma das mais primitivas que conheci em toda minha vida. O pessoal da Rua das Acácias confirmam com louvor minha teoria.

No período que a cidade de Búzios passou pelo problema do não recolhimento do lixo o Prensa fez total cobertura.  Confira no LINK.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeito de Búzios, Alexandre Martins, se pronuncia após ter contas aprovadas pelo TCE-RJ

Gran Cine Bardot traz clássicos e filmes nacionais no fim de semana de Búzios

Fumaça branca no Vaticano: cardeal Robert Prevost é eleito como Papa Leão XIV

Búzios celebra a Semana da Compostagem Brasil 2025 com ações educativas 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!