Menu

Cidades

Agosto Lilás é mês de ações para a conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Búzios realiza programação nas unidades escolares para abordar temas com os estudantes e divulgar os serviços especializados da rede
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O mês de agosto é destinado a campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O chamado “Agosto Lilás” é para conscientização. Não se pode falar em violência doméstica sem citar a necessidade de políticas públicas para proteção delas.

No município, a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a secretaria da Mulher e do Idoso realizará durante o mês ações de sensibilização e conscientização sobre o enfretamento à violência contra a mulher, medidas preventivas de educação e cidadania.

Os encontros serão realizados por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Além de aborda tema, será divulgado os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes na cidade.

Segue abaixo o cronograma das unidades escolares:
9 de agosto (terça-feira) – MANHÃ: INEFI
9 de agosto (terça-feira) – TARDE: INEFI
16 de agosto (terça-feira) – MANHÃ: Nicomedes
16 de agosto (terça-feira) – TARDE: Nicomedes
23 de agosto (terça-feira) – MANHÃ: Regina da Silveira
23 de agosto (terça-feira) – TARDE: Regina da Silveira
30 de agosto (terça-feira) – MANHÃ: Darcy Ribeiro
30 de agosto (terça-feira) – TARDE: Darcy Ribeiro

Sobre “Agosto Lilás”

O “Agosto Lilás” foi instituído pela Lei Estadual n° 4.969/2016, com o intuito de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, lei Federal n° 11.340/2006, assinada no dia 7 de agosto de 2006. Neste ano a Lei completa 16 anos.

Dados em Búzios

Em Búzios, uma equipe especializada presta apoio às vítimas de violência: é a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal. Do dia 8 de março de 2021 até 31 de julho deste ano foram registradas cerca de 699 ligações telefônicas, entre elas 259 chamados de ocorrência, e 15 agressores foram presos em flagrante. Atualmente, são cerca de 191 vítimas com medidas protetivas expedidas pelo poder judiciário no município. Essas mulheres são monitoradas periodicamente pela equipe, via telefonema ou visita domiciliar.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura