Menu

Cidades

Jiboia de quase 3 metros é resgatada em residência na Ferradura

Animal estava em uma árvore e foi capturada por agentes da Guarda Ambiental de Búzios.
Imagem: Reprodução / GMA Búzios
Imagem: Reprodução / GMA Búzios

Uma jiboia de aproximadamente 2,5 metros e quase 8kg foi encontrada no quintal de uma residência no bairro Ferradura, em Búzios, nesta quarta-feira (27). A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal Ambiental, foi acionada após denúncia recebida pelo 153 da Guarda Municipal. A jiboia estava em uma árvore robusta e foi capturada pelos agentes da Guarda Ambiental.

Era um anfíbio adulto em um estado de saúde pleno, por isso não necessitou de levar para o veterinário. O animal foi examinado por um biólogo para verificar se havia algum parasita e logo em seguida foi liberado para a natureza.

A jiboia é uma serpente que pertence à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas. Ela pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros. Elas são animais noturnos que apresentam hábitos terrestres e semiarborícolas.

Diferentemente do que muitos pensam, a jiboia não é um animal que apresenta presas capazes de inocular veneno. A morte da caça dessa serpente acontece devido à compressão do corpo da vítima e à sua consequente morte por asfixia.

Devido à incapacidade de inoculação de veneno e sua característica dócil, essa serpente é frequentemente comercializada como animal de estimação. Vale destacar, no entanto, que esses animais só podem ser vendidos por locais registrados e autorizados pelo Ibama. A compra de animais silvestres sem a devida autorização é considerada crime.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Ambulantes de Búzios terão de realizar recadastramento anual

São Pedro disponibiliza pontos de coleta para doações ao Rio Grande do Sul

Empresários de Rio das Ostras podem participar de sessão de negócios gratuita

São Pedro oferece gratuitamente órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção