Menu

Cidades

Phil Rajzman se prepara para 2ª etapa do Mundial WSL Longboard Tour

Atleta, que mora em Búzios, deixou a cidade recentemente para intensificar os treinos para o campeonato, que será no início de agosto, em Huntington Beach, na Califórnia, nos EUA
Foto: WSL / Reprodução
Foto: WSL / Reprodução

Quando se fala em longboard, não tem como não pensar em Phil Rajzman. O carioca tem seu nome gravado na história por ter sido o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial na primeira divisão do surfe, em 2007, mas nos pranchões. O atleta, que completou 40 anos, está se preparando para a 2ª etapa do Mundial da WSL Longboard Tour, no início de agosto, em Huntington Beach, na Califórnia, nos Estados Unidos da América. Para se preparar, ele que mora em Búzios desde 2019, está no Newport Beach, na Califórnia, para se preparar para o campeonato.

Phil traz na bagagem 24 temporadas no circuito mundial. “O surfe me faz sentir criança todos os dias. A gente vai para o mar sem saber a onda que vai surfar e essa imprevisibilidade é o melhor, pois temos infinitas possibilidades de nos divertir diariamente. Para mim essa é a maior motivação”, afirma Rajzman, que carrega na genética o DNA do esporte: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens.

Com os troféus da campeão mundial de Longboard 2007 e 2016 I Foto Mario Nardy

“Curto me manter focado nas competições, porque fico atualizado com manobras, equipamentos, posso rever amigos de muitos anos do circuito mundial, assim como os da nova geração, que me inspira. Fora o fato de o longboard não ter muito impacto e não causar muitas lesões e nos proporciona mais longevidade”, completa Rajzman.

O bicampeão também pontua os benefícios que se adquire ao passar dos anos. “A grande vantagem é o conhecimento e a experiência com o mar também conta muito. Sabemos escolher muito melhor as ondas. Um exemplo é o Kelly Slater, que aos 50 anos ganhou a etapa mais icônica do Circuito Mundial, em Pipeline, neste ano. Ele é o melhor exemplo que temos, que no surfe a idade traz certas vantagens”, explica.

Longboard Tour – Na temporada 2022, o Campeonato Mundial de Longboard tem três etapas, a primeira foi na Austrália, e a próxima será em Huntington Beach/Califórnia-EUA (3 a 7/8). Na 3ª e última etapa, em Malibu/Califórnia (3 a 13/10) estarão em jogo 10.000 pontos aos vencedores (dobro das duas primeiras etapas). Os títulos mundiais serão concedidos à mulher e ao homem melhor classificados, com base em seus dois melhores resultados nos três eventos.

As competições serão disputadas por 20 longboarders na categoria masculina e 20 na feminina. Cada grupo será formado pelos dez melhores do ranking mundial de 2021, sete competidores (as) selecionados pelos escritórios regionais da World Surf League no mundo, um convidado da WSL e dois convidados pelos organizadores dos eventos. Atualmente, Rajzman está entre os top 10 do ranking do mundial, após a primeira etapa.

Rajzman durante sua clínica Surf Experiences I Foto Mario Nardy)

Incentivo à nova geração e projetos sociais

Mesmo com sua rotina de viagens como atleta da elite mundial, Rajzman sempre dividiu seu tempo entre seus projetos sociais, seus negócios (empresário do ramo de pranchas), sua clínica Surf Experiences e, ainda, patrocina e incentiva atletas da nova geração e é até coach nas horas vagas.

Entre os atletas que patrocina estão a carioca Paloma Oliveiro, 16 anos, que no último fim de semana venceu no Sub-16 Feminino o Búzios Surf Pro/AM e foi vice no Sub-18 com pranchas produzidas por Rajzman. Outro talento nascido em Búzios (RJ), Benjamin Almeida, 9 anos, mas que reside na Praia da Pipa (RN) começou no longboard incentivado por Rajzman. Ben atualmente disputa o Circuito Brasileiro de Longboard.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Defesa Civil e Cruz Vermelha de Macaé recebem doações para famílias do Rio Grande do Sul

São Pedro promove 7º Baile de Dança de Salão nesta sexta-feira (10)

Belli Belli realiza promoção para ajudar o Rio Grande do Sul

Visita guiada oferece roteiro ao Centro Cultural do Legislativo de Macaé