Menu

Cidades

“Parentes” dos tucanos visitam o Parque do Mico-Leão-Dourado em Cabo Frio

Dois pássaros da espécie Araçari-de-bico-branco, ou tucano-de-cinta, foram avistados no parque
Imagem: Prefeitura de Cabo Frio | Reprodução
Imagem: Prefeitura de Cabo Frio | Reprodução

Novos visitantes foram vistos nesta semana no Parque Natural Municipal Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, distrito de Cabo Frio. Dois pássaros da espécie Araçari-de-bico-branco foram avistados no parque. As aves foram flagradas nesta segunda-feira (20), durante o período em que uma ave da mesma espécie passava por uma reabilitação no local, após ter sido resgatada pela secretaria Adjunta de Meio Ambiente em Tamoios. A espécie é conhecida popularmente no Estado do Rio de Janeiro como tucano-de-cinta.

As aves também podem ser identificadas pela barriga amarelada, transpassada pela conta vermelha e as coxas verde-oliva. | Reprodução

Os araçaris medem em torno de 43 e 46 centímetros de comprimento e pesam entre 117 e 325 gramas, e são parentes dos tucanos. Apesar de não se encontrarem na posição de extinção, são aves que dificilmente são vistas. Normalmente habitam em matas altas, sobretudo as copas das árvores.

O nome “tucano-de-cinta”, é uma referência à cinta avermelhada típica da espécie, que é uma importante dispersora de sementes. A espécie se alimenta de coquinhos e frutas, além de artrópodes e pequenos invertebrados. Porém, os frutos da palmeira-juçara se destacam como prato principal.

A diferença entre macho e fêmea nessa espécie é o bico, a fêmea apresenta um bico um pouco menor do que o macho. Essas aves podem ser identificadas pela maxila branca, que contrasta com a região de baixo do bico, que é negra e apresenta a cabeça recoberta também pela cor negra.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18

Cientista Janis Roze homenageado em descoberta de nova espécie de cobra coral