Menu

Cidades

Saiba algumas curiosidades sobre o Catar, país que sediará a Copa do Mundo 2022

Conheça um pouco da sua localização, cultura e economia
Bandeira do Catar | Imagem: Mundo Educação
Bandeira do Catar | Imagem: Mundo Educação

Diferente das outras Copas do Mundo, a de 2022 não terá início em junho, mas em novembro. A competição será em Catar, país do Oriente Médio, mas os preparativos já começaram com os jogos amistosos, inclusive nesta segunda-feira (6) o Brasil jogou contra o Japão e ganhou por 1 x 0. A cerimônia de abertura oficial será no dia 21 de novembro, a partir das 13h, e a competição segue até 18 de dezembro. Para entrar no ritmo do evento esportivo mundial, a Prensa separou algumas curiosidades sobre o país.

O Catar é um país localizado na Ásia Ocidental, pequeno com mais de 11 mil quilômetros quadrados e faz fronteira com a Arábia Saudita. O país fica entre o mar no Golfo Pérsico e o deserto de Khor Al Udeid. É possível realizar um passeio com guia turístico pela paisagem desértica.

Prédios no Catar. | Imagem: Diário do Nordeste | Reprodução

Catar é considerado um dos países mais ricos do mundo, desde 2017. Conforme os dados divulgados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o Produto Interno Bruto (PIB) era de 50.805,46 dólares per capita ao ano em 2020. Um dos maiores motivos para esta riqueza são as reservas de gás natural do país, o principal exportador dessa commodity no mundo. O Catar também tem diversas jazidas de petróleo, ampliando o papel na economia global e as fontes de renda.

O país também se encontra entre os mais seguros do mundo. O Catar ocupa a 15° posição no mundo de local mais atrativo para visitantes e moradores. O local tem baixas taxas de criminalidade, crimes violentos são raros. Até mesmo pequenos roubos não são comuns.

A urbanizada Doha é a capital e a cidade mais populosa do emirado, concentrando mais da metade da população. O clima é desértico: no verão, os termômetros registram marcas altíssimas, próximas de 45º C.

O nome do país deriva da palavra “Qatara”. Este nome teria uma relação com a antiga cidade de Zubarah, que também é conhecida por Al Zubarah ou Az Zubarah.

Atualmente, a cidade está em ruínas e abandonada desde 1900. Porém, se tornou um sítio arqueológico de importância contando com muralhas, portos, canais marítimos e fortes. O sítio é Patrimônio Mundial declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul