Menu

Cidades

Moeda social de Maricá é destaque em documentário na TV Portuguesa

  • Home
  • Destaque 3
  • Moeda social de Maricá é destaque em documentário na TV Portuguesa
Cidade foi inspiração para Cabo Frio e Iguaba. Foto reprodução.
Cidade foi inspiração para Cabo Frio e Iguaba. Foto reprodução.

Projeto exibiu na prática como funciona o programa social no município

O programa Renda Básica de Cidadania, criado em 2013 pela prefeitura de Maricá, se tornou destaque em um programa exibido pela TV Portuguesa RTP1. O documentário “Planeta A” foi transmitido na última segunda-feira (9). Pioneira no país, a moeda social Mumbuca auxilia e aquece o comércio local, assim, as ações chamaram atenção da produção internacional que gravou toda a prática de como funciona o programa social.

O ator e apresentador do programa, João Reis, andou pelas ruas de Maricá para exibir como é no dia a dia essa moeda. E a história em destaque foi da comerciante Jandira Reis, beneficiária da Renda Básica e Cidadania. Ela relatou a experiência a partir do recebimento do benefício. A produção gravou o episódio “Pobreza e Desigualdade Social”, no qual retrata sobre a moeda social em 2020.

Moeda social em Cabo Frio

O município é fonte de inspiração para outras cidades, entre elas Cabo Frio. A Moeda Social Itajuru começou no bairro Manoel Corrêa e expandiu em pouco tempo para os bairros Monte Alegre, Boca do Mato, Porto do Carro e adjacências. Os moradores recebem 200 Itajurus, o que equivale a R$200. Com a expansão para os outros bairros, a Prefeitura beneficia 1.000 famílias com a moeda social.

Moeda social em Iguaba Grande

Em Iguaba, o programa municipal de Transferência de Renda, Moeda Social Caboclinho foi apresentada para os secretários e vereadores do município na semana passada. O programa deve atender famílias do município que estejam em situação de vulnerabilidade social ou até miséria com a quantia de 120 Caboclinhos, o que equivale a 120 reais por mês.

A reunião de apresentação aconteceu no dia 11 de maio, com o intuito de mostrar aos secretários, vereadores e funcionários os objetivos do programa, a metodologia e os impactos sociais.

Para estar apto a receber a moeda social é necessário estar com o Cadastro Único atualizado há pelo menos dois anos; possuir uma renda mensal de até 50% do salário-mínimo nacional e residir no município de Iguaba Grande há três anos no mínimo. Ainda não há previsão para iniciar o programa.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Visita guiada oferece roteiro ao Centro Cultural do Legislativo de Macaé

Cabo Frio recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

Tragédia no Rio Grande do Sul: Búzios se mobiliza em solidariedade

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios