Menu

Cidades

Saquarema receberá Campeonato Mundial de Paramotor

Mais de 100 atletas de vários países e suas equipes estarão na cidade gerando movimentando o turismo local

A partir desta quarta-feira (20) até 30 de abril, Saquarema receberá o 11° Campeonato Mundial de Paramotor Clássico FAI, com a participação de mais de 100 atletas. A abertura oficial será nesta quarta, às 19h, na Casa do Canto Beach Club, na Avenida Oceânica, 900, em Itaúna. A cidade é a primeira do continente americano a receber o mundial.

Pilotos de países como o Brasil, França, Tailândia, Itália, Japão, Índia, Qatar, Espanha, Portugal, Bélgica, Inglaterra, República Tcheca, Estados Unidos e outros, estarão competindo na cidade, marcando a estreia do continente americano como sede de um mundial da modalidade.

Para esta edição, a Confederação Brasileira de Paramotor – CBPM escolheu Saquarema para ser sede do evento. “A infraestrutura da cidade atrai pilotos de todo o Brasil ao longo do ano. O clima ajuda, a atmosfera da cidade é ótima, a população curte muito os esportes e queremos mostrar tudo isso para os atletas do mundo todo”, destaca Lula Laghi, Presidente da CBPM e integrante da organização do evento.

A programação

Dia 20 de abril – Registro oficial: 8h às 16h. Briefing de segurança obrigatório: 16h até a conclusão.
21 de abril – Primeira reunião de líderes de equipe – 08h às 10h. Treinamento oficial – 11h até o pôr do Sol.
22 de abril – Treinamento oficial – 07h às 14h. Abertura de voo em formação -15:30h (Aeroporto local). Cerimônia/desfile de abertura – 16h (Ilha da Igreja).
23 a 30 de abril – Dias de voo da competição.
30 de abril – Entrega de prêmios e cerimônia de encerramento.
As datas e horários estão sujeitos a mudanças e estas serão postadas no website e mural da Confederação Brasileira de Paramotor.

O que é o Paramotor?

O Paramotor é uma modalidade esportiva composta de um parapente com motor e hélice, que dá propulsão, propiciando a decolagem de qualquer local, diferente do voo livre que, normalmente, depende de um morro para decolar. A programação WPC 2022 será dividida em três dias de treinamento para os pilotos reconhecerem a área e ajustarem seus equipamentos e, posteriormente, sete dias de competição que serão iniciadas ao amanhecer e encerradas ao pôr do sol. Os pilotos competem em provas de economia, navegação e precisão em busca de seus títulos.

Imagem: Reprodução

Movimentação econômica

Além do piloto, técnicos, mecânicos e ajudantes compõem a equipe de cada participante. As mais de 500 pessoas envolvidas direta e indiretamente na organização, além do público que acompanha as competições, prometem movimentar a economia da região ao longo do evento.

De acordo com a prefeita Manoela Peres, Saquarema está se projetando como um importante polo turístico e esportivo, atraindo competições de diversas modalidades.
“Este tipo de turismo é diferenciado, é qualificado e traz muito retorno à cidade e ao trade turístico. As expectativas são as melhores, tendo por base as etapas do Mundial de Surf e do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, afinal, há um fomento na economia, no turismo, na geração de empregos e na visibilidade que a cidade ganha com a transmissão dos campeonatos em diversos canais de TV e internet em todo o mundo”, destaca.

Crescimento do esporte em Saquarena

O número de novos adeptos do Paramotor cresce extraordinariamente em Saquarema, segundo os especialistas do ramo. “Para nós que praticamos o esporte na cidade há mais de dez anos, é incrível ver esse aumento na procura por voos. Os números são impressionantes. A busca pelo esporte cresce cerca de 80% por ano na cidade. Recebemos visitantes de diversos cantos do país em busca de adrenalina e segurança em voos especiais”, revela Marcio Billu, instrutor de Paramotor e Voo Livre da Escola de Paramotors.

Exemplo disso é Glenda Cochran, 50 anos, atualmente moradora do Texas, nos Estados Unidos. Através de um post no Instagram, ela conheceu o esporte e entrou em contato com o instrutor Marcio Billu.

“Eu fiquei surpresa em descobrir que voar é muito seguro quando é praticado dentro das regras e ensinado por pessoas capacitadas”. Ela fez um curso intensivo de quinze dias para aprender as técnicas do Paramotor e não imaginava que em tão pouco tempo já estaria voando. “Cada vez que eu voo, é como a primeira vez. É uma sensação de liberdade, leveza, paz, sem contar a contemplação privilegiada da natureza. Voar é divino e tenho orgulho de dizer que Saquarema é o meu berço do Paramotor e um lugar de uma maravilha esplêndida, com um cenário extraordinário”.

O 11° Campeonato Mundial de Paramotor Clássico (FAI 11th FAI WPC2022) é uma realização da Confederação Brasileira de Paramotor com patrocínio da Prefeitura de Saquarema, Sol Paragliders e Vittorazi.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras