Menu

Cidades

Movimentos de mulheres de Búzios organizam ato na Praça Santos Dumont

Oficinas e apresentações farão parte da programação/ Foto Jornal Prensa de Babel
Oficinas e apresentações farão parte da programação/ Foto Jornal Prensa de Babel

Objetivo é pedir por mais segurança e cobrar investigação dos casos de violência na cidade

Após três casos de violência contra mulheres em Búzios no fim de semana passado, movimentos de mulheres de Búzios e da Região dos Lagos estão organizando uma ato pela vida da mulher neste sábado (26), às 18h, na Praça Santos Dumont, no Centro. O objetivo é pedir por mais segurança e cobrar investigação dos casos. A organização é da Frente Feminista de Búzios, o Movimento de Mulheres Olga Benário e Movimento de Mulheres da Região dos Lagos.

Um dos casos é o da Pâmela Santos Carvalho. O corpo dela foi encontrado no sábado (19), na Lagoa da Ferradura por agentes da Guarda Marítima Ambiental e da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A vítima foi reconhecida por familiares devido às tatuagens, e foi sepultada no domingo (20). Segundo a polícia, testemunhas estão sendo ouvidas e câmeras de segurança analisadas para esclarecer o caso. Ela tinha 26 anos e deixou dois filhos.

No mesmo dia, foi encontrado o corpo de Leonor America Castro de Abalsamo, de 70 anos, em um hostel no Centro. De acordo com a polícia, foi instaurado Inquérito Policial para apurar todas as circunstâncias da morte, sendo realizadas diligências para apurar a autoria do crime.

O terceiro caso foi de agressão no domingo (20). Um homem de nacionalidade portuguesa foi preso por agredir a companheira. Segundo a ocorrência do 25° Batalhão da Polícia Militar, a guarnição foi acionada e chegando ao local foi encontrado o quarto do casal todo destruído e a mulher com diversas lesões pelo corpo. O caso ocorreu na Estrada da Usina, no Centro. O homem foi preso e autuado nos artigos 163, por danos, 147, por ameaça, 129, por lesão corporal e na Lei Maria da Penha n° 11340/06. Segundo a Polícia Militar, o acusado responde por tráfico de drogas no país de origem, Portugal. A mulher recebeu atendimento no Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé.

Todos esses casos de violência estão sendo investigados na delegacia de Búzios e pelo Ministério Público Estadual. Na quarta-feira (23), as duas instituições juntas divulgaram uma carta pública pedindo para que a população tenha cuidado com a disseminação de notícias falsas, principalmente sobre autoria dos crimes.

Dados de violência contra a mulher

O Estado do Rio de Janeiro é o segundo mais violento do país e a Região dos Lagos é a segunda no Estado onde mais se mata mulheres. No Brasil uma mulher é assassinada a cada 6 horas, a cada 60 minutos uma mulher é violentada. Segundo o Dossiê Mulher 2021, dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro apontam que no ano de 2020 cerca de 1.041 mulheres sofreram algum tipo de violência.

A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal de Búzios recebeu, de 8 de março de 2021 a 8 de março de 22, 163ocorrências de violência doméstica. Atualmente, são 98 mulheres cadastradas e 53 vítimas monitoradas frequentemente pelos quatro plantões.

Em emergências de violência contra a mulher, o contato disponível da Patrulha Maria da Penha é (22) 9.9103.9695, atende ligações e WhatsApp. Após o registro da ocorrência, o poder judiciário encaminha todas as medidas protetivas deferidas diretamente à Patrulha que realiza o cadastro, e, imediatamente, inicia o monitoramento.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios