Menu

Cidades

Transatlânticos são impulsionadores do crescimento econômico de Búzios

Turistas desembarcando no Píer do Centro após retorno dos Cruzeiros. | Imagem: Matheus Coutinho
Turistas desembarcando no Píer do Centro após retorno dos Cruzeiros. | Imagem: Matheus Coutinho

Cidade receberá, ainda nesta temporada, mais quatro navios

Com a pandemia, o turismo no geral foi muito prejudicado, principalmente durante o período de lockdown. Aos poucos a flexibilização e a vacinação trouxe respiro para os empresários e comerciantes. Um dos grandes impulsionadores da economia de Búzios foi a retomada das escalas dos navios. As paradas das embarcações no balneário trazem uma discussão do quanto a temporada de cruzeiros fortalece a economia da cidade e ajuda na recuperação do comércio local.

Segundo, José Wilson, que é proprietário de uma loja de camisetas e souvenir, no Porto da Barra, em Manguinhos, os cruzeiros são muito bem-vindos a Búzios. Defensor da atividade turística, ele destaca que a presença dos visitantes alavanca a economia.

“Claro que levanta a economia. Cada navio tem cerca de 1.500 a 2.500 de tripulantes, só aí já temos bastante pessoas consumindo. Os serviços mais consumidos são mercadinhos, casas de câmbio, táxi, passeios em geral, lojas de souvenir e outros. Todo mundo fatura com este público. Os navios há 20 anos alavancam a economia de Búzios”, explica ele.

Ele diz ainda que o bairro da Armação teve a economia alavancada quando os navios começaram a passar por lá. “O comércio dos Ossos e Armação, pode reparar, só existe graças aos navios”, complementa ele.

Segundo a diretora executiva da Associação Comercial e Empresarial de Búzio, Carine Schwenck, os navios agregam positivamente o comércio local. Ela explica que os turistas que desembarcam tendem a consumir desde passeios a lembranças, e fica instigado a uma possível volta para a cidade.

“Os navios agregam muito para o comércio local, sempre que o turista desembarca, ele consome em passeios, lembranças, alimentação e ainda fica com vontade de voltar para passar mais dias em uma outra ocasião”, explica ela.

Mas para a economia alavancar é preciso o óbvio: que as pessoas desçam dos navios para consumir. Esse foi um ponto levantado pelo presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Armação dos Búzios (Sindsol), Thomas Weber, que percebeu algumas lacunas que possivelmente atrapalham diversos setores comerciais: a baixa ocupação dos navios ou alguns passageiros que preferem ficar a bordo.

“A temporada de navios traz faturamento para passeios e exceções. O comércio vende um pouco mais. O setor de alimentos e bebidas também atende um pouco mais. Porém, a ocupação dos navios está bem abaixo de outras temporadas, além de muitos passageiros preferirem ficar a bordo, pois tem restaurante 24 horas liberado”, explica Thomas Weber.

Escala de navios

A temporada está quase terminando. Faltam apenas quatro navios dentro do cronograma de dez, divulgado pela Secretaria de Turismo de Búzios. As próximas embarcações chegam na sexta-feira (25), sábado (26), 1º e 2º de abril. Essa temporada 2021/2022 começou no início de novembro, ficou suspensa em janeiro e fevereiro devido ao surto de Covid-19, mas retomou no início de março para concluir o calendário. A temporada 2022/2023 está programada para iniciar em outubro de 2022.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Rede Mãe à Mãe participa de atividade dedicada à maternidade promovida pela Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa

Ícone das artes brasileiras, Pereio, morre aos 83 Anos

Prefeitura de Cabo Frio cria campanha para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Sal dá Jazz movimenta Praça da Matriz em São Pedro da Aldeia