Menu

Cidades

Com o fim do Carnaval, começa o período da Quaresma

A cor deste período é o roxo que simboliza a dor e sofrimento. Imagem: Secretaria de Cultura de Búzios I Reprodução
A cor deste período é o roxo que simboliza a dor e sofrimento. Imagem: Secretaria de Cultura de Búzios I Reprodução

A prática está presente na vida de cristãos desde o século 4

É na quarta-feira de cinzas que inicia um período reflexivo para os cristãos: a Quaresma. Durante 40 dias inúmeros deles se dedicam à reflexão e se recolhem para orações, penitências e crenças para relembrar os dias em que Jesus Cristo esteve no deserto e os sofrimentos que passou ao ser crucificado. A cor deste período é o roxo que simboliza a dor e sofrimento, enquanto a quarta de cinza lembra o final da própria mortalidade. Este período que iniciou na quarta-feira (2) terminará no dia 14 de abril, na Páscoa.

Durante esse tempo é tradição não comer carne vermelha. Os apegados a tradições trocam as carnes como bife por peixes. Além das tradições mais antigas que sugerem a privação de alguns prazeres durante toda a Quaresma. Há quem renuncie doce, refrigerantes, álcool e até mesmo quem faça votos de silêncio.

Na Bíblia o número quarenta é citado de várias vezes, são períodos de 40 dias ou 40 anos que antecedem fatos importantes no cristianismo. Como por exemplo, 40 dias de dilúvio da Arca de Noé; 40 dias de Moisés no Monte Sinais; 40 dias de Jesus no deserto, antes do início do ministério; 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto.

Em Búzios, está sendo preparado um material com histórias, contos e crenças sobre esse período pela Secretaria de Cultura. As curiosidades serão divulgadas no Instagram oficial da pasta.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18

Cientista Janis Roze homenageado em descoberta de nova espécie de cobra coral