Menu

Cidades

Proprietários dos quiosques da Praia do Sol em São Pedro da Aldeia entram na justiça para manter permanência da atividade

  • Home
  • Destaque 1
  • Proprietários dos quiosques da Praia do Sol em São Pedro da Aldeia entram na justiça para manter permanência da atividade
Uma lei aprovada em abril de 1998 resguarda os 16 quiosques que já exerciam as atividades comerciais no local. Imagem: Reprodução
Uma lei aprovada em abril de 1998 resguarda os 16 quiosques que já exerciam as atividades comerciais no local. Imagem: Reprodução

 Ações foram movidas contra a prefeitura, que diz cumprir recomendação do MP

 Em plena época de retomada financeira devido ao período pandêmico, o fantasma de desocupação dos quiosques começou a assombrar o comércio da Praia do Sol, em São Pedro da Aldeia. Desde o fim de agosto, os proprietários dos quiosques, existentes no local há 20 anos, estão buscando alternativas para reaver a permanência de suas atividades, após, de acordo com a Prefeitura, pedido de desocupação da área pelo Ministério Público (MP). Na semana passada, os quiosqueiros entraram com ações judiciais contra a Prefeitura, que fez o comunicado em uma reunião com os trabalhadores.

Segundo o advogado Racine Santos Filho, os permissionários dos quiosques foram informados que teriam que deixar suas atividades na praia sem nenhum documento formal e que nenhuma notificação foi entregue, apenas uma reunião com representantes do município e do legislativo. Ainda de acordo com o advogado, não foi informado qual MP solicitou a desocupação, se o Federal ou Estadual, e que por isso entraram na justiça contra o município para saber de onde partiu a ordem de desocupação. Quando perguntado sobre o prazo, também não houve uma direção do município de que poderia ser tanto em uma semana como em um mês, e que dificilmente eles estariam na praia no verão.

Racine explicou ainda que a liberação de funcionamento no local é amparada por uma condição especial de legislação do município, que autoriza o uso e funcionamento dos quiosques, a lei 1198/98.

A Lei 1.198 prevê que nenhum outro quiosque possa ser construído no local, permitindo a permanência dos 16 quiosques já existentes no local. Imagem: Reprodução | Arquivo Pessoal

“Até o momento não foi oportunizado aos quiosqueiros exercerem a ampla defesa e, por isso, estamos ingressando na justiça”. Segundo ele, o mesmo acontece com outras praias de São Pedro da Aldeia, que também estão com o mesmo problema.

A Praia do Sol conta com aproximadamente 16 quiosques, o que gera empregos diretos e indiretos, movimentando a economia e o turismo local.

“Após um longo período de “lockdown”, os quiosqueiros estão esperando a alta temporada para trabalhar. A orla de São Pedro da Aldeia é muito procurada por turistas na alta estação, e a alta temporada sempre foi ganha pão de centenas de pessoas na Região dos Lagos. É um problema social e de direito coletivo, que deve ser tratado com muita atenção pelas autoridades locais e o judiciário”, destacou o advogado.

Ainda de acordo com ele, todos os quiosques possuem abastecimento de água da concessionária, bem como sistema de esgoto.

A Reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia sobre as ações, que diz ter cumprido a recomendação do Ministério Público, porém não houve retorno até o momento. Diante disso, a matéria poderá ser atualizada a qualquer momento.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cabo Frio recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

Tragédia no Rio Grande do Sul: Búzios se mobiliza em solidariedade

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios