Menu

Cidades

Nova moeda social “Itajuru” vai beneficiar famílias de baixa renda e movimentar a economia em Cabo Frio

  • Home
  • Destaque 3
  • Nova moeda social “Itajuru” vai beneficiar famílias de baixa renda e movimentar a economia em Cabo Frio
Equipes da Prefeitura de Cabo Frio estão cadastrando comércios locais e famílias com baixa renda. Imagem: Prefeitura de Cabo Frio | Reprodução
Equipes da Prefeitura de Cabo Frio estão cadastrando comércios locais e famílias com baixa renda. Imagem: Prefeitura de Cabo Frio | Reprodução

Inspiração para criação da moeda veio de Maricá que possui o programa de transferência de renda desde 2013, o projeto em Cabo Frio foi encaminhado para a Câmara de Vereadores

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, encaminhou para a Câmara dos Vereadores o projeto que visa a criação da moeda social “Itajuru”. O município seguirá o exemplo de Maricá, que desde 2013 utiliza o método para beneficiar famílias de baixa renda e comerciantes. O objetivo é que o projeto tenha início no bairro Manoel Corrêa.

Para que o programa seja possível, equipes da Prefeitura estão cadastrando famílias e pontos comerciais do bairro. Nesta primeira fase, o objetivo de Cabo Frio é destinar, por mês, 200 “Itajurus”, o que equivale a R$ 200,00, para 500 famílias em situação de renda baixa. Os valores poderão ser gastos nas lojas cadastradas. Até o momento, cerca de 120 pontos comerciais estão cadastrados.

Os critérios usados para selecionar as famílias é que para receber o benefício do programa será necessário estar cadastrado no CadÚnico do Governo Federal. Após a implementação da Moeda “Itajuru” no bairro Manoel Corrêa, a Prefeitura pretende estender o projeto para outras áreas do município.

A moeda tem o princípio de reduzir a desigualdade social e fomentar a economia das comunidades locais.

MUMBUCA, MOEDA SOCIAL DE MARICÁ

A moeda “Itajuru” foi inspirada na moeda social que circula em Maricá desde 2013, a Mumbuca. Na cidade, é comum ver placas, adesivos, letreiros e entre outros meios de anúncios que informam onde é aceito o cartão Mumbuca. Os comércios cadastrados são vários, desde barbearias, marcados pequenos. Farmácias, lojas de material, papelarias e outros.

Segundo os donos de pequenos comércios a moeda social em Maricá tem sido essencial para manter a movimentação, principalmente neste período de pandemia.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Visita guiada oferece roteiro ao Centro Cultural do Legislativo de Macaé

Cabo Frio recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

Tragédia no Rio Grande do Sul: Búzios se mobiliza em solidariedade

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios