Menu

Cidades

Moradores do Peró, em Cabo Frio, questionam serviços de saneamento no bairro

Imagem: Ernesto Galiotto
Imagem: Ernesto Galiotto

Prolagos afirma que bairro já está contemplado no projeto de implantação de rede separativa de esgoto em Cabo Frio

A Associação de Moradores do Peró, bairro de Cabo Frio, anunciou que a população irá procurar ajuda o Ministério Público (estadual e federal) para pedir ajuda na solução do saneamento básico do bairro.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (7), após uma reunião entre os proprietários de quiosques e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com os moradores, ficou decidido que a Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) deixará de retirar o esgoto produzido pelos quiosques e que é lançado nas galerias de águas pluviais do Peró.

A população também afirma que lhes foi anunciado que a Prefeitura irá pedir para a Concessionária Prolagos fazer a retirada de esgotos quando houver saturação do sistema precário que leva os detritos para a rede de água pluvial.

“Além dos problemas no Peró, os esgotos são lançados in natura nas dunas e no Canal do Itajuru, que banha a Ilha do Japonês e deságua na Praia do Forte. Um crime ecológico. A prefeitura está abandonando o Peró”, comenta o biólogo Octávio Menezes, do movimento Amigos do Peró.

Questionada pela Prensa, a Prefeitura de Cabo Frio informou que a referida reunião teve como tema a coleta de esgoto dos quiosques da Praia do Peró, na área contemplada pelo selo Bandeira Azul, serviço que é de responsabilidade da concessionária Prolagos. O órgão também explicou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já está envolvida no processo de resolução do problema, bem como das demais necessidades relacionadas ao saneamento do bairro.

Já de acordo com a Prolagos, concessionária responsável pelo serviço de saneamento da Região dos Lagos, o bairro já está contemplado no projeto de implantação de rede separativa de esgoto em Cabo Frio, em complemento ao modelo coleta em tempo seco, que está em aprovação na agência reguladora.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios