Menu

Cidades

Servidora de Macaé relata tratamento racista de paciente na UPA

UPA Lagomar. Imagem: Prefeitura de Macaé | Divulgação
UPA Lagomar. Imagem: Prefeitura de Macaé | Divulgação

Caso aconteceu neste sábado (24), na UPA Lagomar, em Macaé

Após alguns casos recentes de racismo e preconceito com pessoas negras relatados pela Prensa, mais um episódio aconteceu neste fim de semana. A assistente social da Unidade de Pronto Atendimento Lagomar (UPA), Miriam Seso, relata sobre como recebeu xingamentos e falas pejorativas durante um plantão na unidade de Macaé.

No último sábado (24), a servidora cumpria o turno de trabalho na UPA, enquanto assistia um casal. De acordo com Miriam, uma mulher questionava sobre o horário que uma ambulância sairia para transferir seu marido para o HPM (Hospital Público Municipal de Macaé).

Ao responder que que não haveria um horário específico, pois o que determina a saída de uma ambulância é o fluxo da emergência, a assistente social foi xingada pela esposa do paciente.

“Ela, que já estava esgotada pela situação, começou a gritar, a me xingar e apontar o dedo na minha cara. Eu solicitei que ela me tratasse com o mesmo respeito que eu a tratava e me retirei. Quando cheguei ao corredor, ouvi a mulher gritar ‘Sua Negra’. Eu voltei e perguntei o que ela tinha falado, mas ela recuou e disse que eu era uma assistente social muito ruim”, conta Miriam.

A servidora afirma que fará registro de ocorrência “para não deixar uma agressão ao servidor público e negra passar sem registro”.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18

Cientista Janis Roze homenageado em descoberta de nova espécie de cobra coral