Menu

Cidades

Mulheres que inspiram: Claudette Silva

Claudette é Psicóloga Clínica, Hospitalar e Social. A série “Mulheres que inspiram” conta a história desta mulher que auxilia coletivos de grande importância na Região

A Prensa de Babel iniciou uma série de matérias em homenagem a mulheres da Região dos Lagos que contribuem para a luta pelos direitos femininos, igualdade e representatividade. Iniciada em março, os capítulos da série “Mulheres que inspiram” trouxeram histórias de figuras populares nas cidades da Costa do Sol, que contribuem para a sociedade na defesa de diferentes causas.

A homenageada de hoje é Claudette Silva Melo, Psicóloga Clínica, Hospitalar e Social, moradora de Arraial do Cabo.

“Ao longo dos anos, minha atuação é marcada pela militância, junto a outros pares, em específico outras Mulheres que, com o sentimento de solidariedade e busca por justiça social, permanentemente, acreditam que podem transformar a realidade”, assim se descreve a ativista.

Dentro do ramo da psicologia social, Claudette atua com uma proposta autônoma e independente, por meio de coletivos, na formação de Grupos Terapêuticos na Região dos Lagos. Desde julho de 2014, ela contribui com o Coletivo Mulheres “Sem Fronteiras” (Regional), que compõe-se por psicólogas e integrantes assistidas para garantir o tratamento em Arraial do Cabo.

Jovens Psicólogas que atuam com Claudette no Projeto. Na ordem: diretora e pesquisadora-Claudette Melo, Isabela Gomes, Andréia Pereira e Ana Luisa Malta | Foto: Arquivo pessoal

No período anterior à pandemia de Covid-19, foram também disponibilizados esses espaços psicoterapêuticos em locais como: Praia do Siqueira, em Cabo Frio, e Manguinhos, em Búzios.

As participantes do coletivo são assistidas dos mais variados segmentos. O órgão ajuda mulheres de faixa etária a partir dos 25 anos, para o tratamento psíquico, com foco nos elevados níveis de ansiedade e depressão. Além de garantir o acesso ao tratamento psicológico, também é possibilitado a todas as integrantes a produção e troca de conhecimento nos campos científico, empírico e artístico.

“A cada semestre, a integração se dá através dos encontros terapêuticos semanais entre leituras, filmes, reflexões, registros de vivências, de enfrentamento com relação aos sentimentos de perdas e transitoriedade, conquistas e ressignificação, elegendo as atividades de arte, cultura e lazer como fio condutor para o bem estar do coletivo”, afirma.

Já na área terapêutica, Claudette atua no Coletivo Mulheres “Rendando Histórias” (local), que busca resgatar da vivência histórica e cultural das danças populares, principalmente o Fado e a Contradança e do artesanato das rendas produzidas em Arraial do Cabo. O grupo funciona sob a coordenação da Professora Herodias.

Outra atividade que recebe apoio da Psicóloga é o Coletivo “Pedala Arraial, que tem como finalidade agregar e incentivar os interessados à prática de pedalar como propulsor do bem estar físico e emocional.

Nele, os pares se reúnem, mediante suas possibilidades, intercalando as pedaladas entre manhãs, vespertinos e noites. O Coletivo é misto, para todas as idades e para melhor atender se põe numa linha terapêutica, incluindo Iniciantes, Intermediários e Avançados.

“Em meio ao diverso e adverso, me reúno, acolho, assisto e contribuo com conhecimentos e experiências adquiridos”, ressalta a homenageada.

Todas as matérias da série “Mulheres que inspiram” estão disponíveis no site da Prensa.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras

Prefeitura de Cabo Frio interdita parte da Av. Teixeira e Souza, na região central, a partir desta segunda (6)

Encontro de Turismo marca lançamento do Portal Visit Búzios