Menu

Cidades

Dia Mundial da Água é celebrado com plantio na Lagoa de Juturnaíba

  • Home
  • Destaque 2
  • Dia Mundial da Água é celebrado com plantio na Lagoa de Juturnaíba
Lagoa de Juturnaíba. Imagem: Reprodução
Lagoa de Juturnaíba. Imagem: Reprodução

Ato simbólico realizado nesta segunda-feira (22) marca também o retorno do projeto Revivendo Águas Claras

Nesta segunda-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Prolagos, empresa do grupo Aegea Saneamento, inicia uma nova etapa do “Revivendo Águas Claras”, programa de recuperação e conservação das matas ciliares dos rios e mananciais da bacia hidrográfica do Rio São João. 

Para marcar o retorno da ação e comemorar a data de hoje, foi realizado um plantio simbólico às margens da Lagoa de Juturnaíba, manancial onde é feita a captação de água bruta que após o tratamento, abastece os municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

“Como neste ano estamos restritos por questões da pandemia, o evento foi simbólico e nada mais justo que homenagearmos os colaboradores da estação, que estão no dia a dia da captação e do tratamento de água para garantir o abastecimento dos cinco municípios da nossa área de concessão. Eles replantaram mudas nativas da mata atlântica, como ipê e aroeira, e aprenderam sobre a importância da preservação do manancial em que eles trabalham todos os dias”, comenta a coordenadora de Operações de Água, Gabriela Negreiros.

Ao todo, será realizado o reflorestamento de 1,5 hectare às margens da lagoa, localizada em São Vicente de Paulo, em Araruama, e próxima à Estação de Tratamento de Água da concessionária. O replantio impacta positivamente na qualidade do manancial e pode influenciar diretamente na operação da estação de tratamento.

‘Participar do reflorestamento no entorno da lagoa é deixar vida para todas as pessoas que vão vir depois de nós. Essa ação também contribui com a educação ambiental da população e mostra como qualquer um pode sim fazer a sua parte. Todos podem plantar uma árvore, é fácil e fica para vida inteira. Reflorestar é a base da vida e só com ações como essa que garantimos a preservação do manancial”, diz a Coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacias Lagos São João, Dalva Mansur, que recentemente lançou o livro “Revivendo Águas Claras” e também participou da celebração.

Projeto “Revivendo Águas Claras”

A iniciativa busca, por meio da restauração florestal, a melhoria da qualidade de vida da Lagoa de Juturnaíba e de seus rios contribuintes, beneficiando rebanhos, lavouras e toda a população que depende da água para diversos fins. Após o plantio, a concessionária acompanha durante dois anos o desenvolvimento das mudas para garantir que a área realmente seja reflorestada. O projeto é realizado em parceria com o Consórcio Lagos São Joao e Comitê de Bacias Lagos São João.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios

”Terra Prometida”, livro de Alba Michele, traz um mergulho nas complexidades das comunidades do Rio de Janeiro

Roda de Samba com Evandro Lino no Pátio Michou