Menu

Cidades

Macaé retoma aulas de forma remota na segunda (8)

O ano letivo se estende até o dia 23 de dezembro

Macaé retoma as aulas na modalidade remota para os cerca de 42 mil alunos da rede pública municipal na próxima segunda-feira (8), a exemplo do que aconteceu em 2020, devido à pandemia do coronavírus. O ano letivo se estende até o dia 23 de dezembro, garantindo o cumprimento de 213 dias letivos, e as atividades presenciais continuam suspensas.

O prefeito, Welberth Rezende, discutiu esta semana com membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e das Secretarias Municipais de Saúde e Educação a elaboração de um plano para o retorno às atividades escolares presenciais de modo gradual e segmentado.

Os dias letivos nas escolas municipais  estão distribuídos em quatro bimestres: o primeiro será de 8 de fevereiro a 30 de abril; o segundo, de 3 de maio a 9 de julho; o terceiro de 26 de julho a 30 de setembro; e o quarto bimestre será de 1º de outubro a 23 de dezembro. Os estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos também iniciam o ano letivo no próximo dia 8. Este primeiro semestre está previsto para encerrar em 9 de julho e o segundo irá de 26 de julho a 23 de dezembro.

De acordo com a secretária de Educação, Eliane Araújo, para o retorno  às aulas no sistema remoto, equipes de gestores das escolas municipais participaram de encontros específicos sobre orientações administrativas e pedagógicas da rede municipal. ” A intenção é atender alunos, familiares e profissionais de ensino da melhor forma possível”, observa.

Neste início de ano letivo, as  escolas municipais que atendem os Ensinos Fundamental e Médio apresentarão um plano de estudo em forma de apostila, equivalente à carga horária devida para complementação do período mínimo de 800 horas referente ao ano letivo de 2020.

Em atendimento aos protocolos sanitários de prevenção e combate ao novo coronavírus, as equipes gestoras das unidades escolares criarão, junto a sua comunidade escolar, mecanismos de comunicação. Também haverá entrega do plano de estudos aos pais, tutores ou responsáveis legais dos alunos, se menores, ou aos próprios, se maiores de idade. A entrega do plano será realizada  de forma a evitar aglomerações, seguindo  as regras de distanciamento social. Também para  o início do ano letivo, a orientação da Secretaria de Educação é que os alunos sejam submetidos a um processo de avaliação diagnóstica para que possam ser enturmados conforme habilidades e competências.

O calendário está previsto na portaria 01/2021, que apresenta o Plano de Complementação de Aprendizagem com atividades não presenciais. O documento prevê a manutenção da suspensão das aulas presenciais e a carga horária ofertada através de atividades pedagógicas semanais trabalhadas com os alunos. Em caso de retorno das aulas presenciais e observadas todas as recomendações das autoridades sanitárias para contenção do novo coronavírus, as unidades escolares poderão realizar até  dois sábados letivos.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos