Menu

Cidades

O homem é um animal político

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O homem deixou o estado de natureza e passou a viver em sociedade com o poder político instituído, para melhor preservar os seus direitos naturais, como a vida e a propriedade.

A teoria política de Aristóteles constrói-se em torno da ideia de que o homem é um animal político por natureza, que a cidade é natural e que o fim do homem é a felicidade (eudaimonia). Tal felicidade, contudo, só se atinge plenamente na polis. O homem é um animal político porquanto vive conjuntamente com o seu semelhante, ainda que dele não necessite.

O homem é considerado um animal político porque, diferentemente de todos os outros animais, é dotado da razão e do discurso. Por meio da razão e do discurso, o homem desenvolveu as noções de justo e de injusto, de bem e de mal.

Tais noções só se desenvolvem em conjunto com o outro e constituem a base da comunidade política. (Convém observar que, o atributo do homem como animal político, é peculiar aos cidadãos. Mas, somente aqueles que exercem a administração da cidade, são considerados animais políticos).

As cidades se formam a partir da união de várias aldeias que, por sua vez, se compõem em razão da reunião de muitas famílias. As famílias se organizam, em razão da natureza e com vistas à satisfação das necessidades diárias. Várias famílias reúnem-se e formam uma aldeia, com a finalidade de satisfazer as necessidades não supridas no interior das famílias.

Nesse sentido, cada associação, segundo Aristóteles, visa a um bem específico. Diferentemente das demais associações, a cidade é auto-suficiente e tem como fim, o bem-estar, a felicidade.

A cidade é natural, porque é para ela que convergem todas as demais associações, cada uma de suas partes constitutivas que, por si sós, são insuficientes para a satisfação do homem. Assim, afirma o filósofo:

“O Estado, ou sociedade política, é até mesmo o primeiro objeto a que se propôs a natureza. O todo existe necessariamente antes da parte. As sociedades domésticas e os indivíduos não são senão, as partes integrantes da cidade, todas subordinadas ao corpo inteiro, todas distintas por seus poderes e suas funções, e todas inúteis quando desarticuladas, semelhantes às mãos e aos pés, que, uma vez separados do corpo, só conservam o nome e a aparência, sem servir na realidade, como a mão de pedra. O mesmo ocorre com os membros de uma cidade: nenhum deles pode bastar-se a si mesmo. Assim, a inclinação natural leva os homens a este gênero de sociedade.”

Dentre as atividades desenvolvidas nas comunidades humanas, duas são essencialmente políticas: a ação e o discurso. Tais atividades políticas, que só podem se desenvolver na polis, entre homens livres e iguais, constituem o homem como um animal político. É por meio da ação e do discurso, que o homem atinge o seu fim, a felicidade, a eudaimonia. Uma palavra que é traduzida muitas vezes como felicidade. Mas, que também é traduzida como bem-estar, como vida bem-sucedida.

É uma noção importante para se entender uma comunidade política. É uma noção complexa que, embora traduzida como felicidade, não coincide com um estado de espírito. “É uma atividade da alma de acordo com a excelência”.

Isto significa que a eudaimonia é uma realização humana que requer o exercício de faculdades eminentemente humanas, levadas a efeito de acordo com a excelência. As excelências humanas, ou as virtudes humanas, são de duas ordens: intelectual e moral.

Ao compor a liberdade dos indivíduos na sociedade, as leis também limitam o poder governamental, segundo o pensador inglês John Locke:

“Todo o poder que o governo tem, destina-se tão somente ao bem da sociedade, da mesma forma que não deve ser arbitrário ou caprichoso, também deve ser exercido mediante leis estabelecidas e promulgadas, para que; não só os homens possam saber qual o seu dever, achando-se garantidos e seguros dentro dos limites das leis; como também para que, os governantes, mantidos dentro de limites das leis, não fiquem tentados pelo poder que têm nas mãos, a entregá-lo para tais fins e mediante tais medidas, de que os homens não tivessem conhecimento nem aprovassem de boa vontade”.

O estado pré-político descrito por Locke, caracteriza-se pela plena igualdade entre os homens e pela total liberdade de cada um para organizar a vida como lhe aprouver. Tal estado, é regulado unicamente pela chamada lei da razão, segundo a qual, ninguém deverá prejudicar a vida, a saúde, a liberdade ou a posse de outrem.

Falta, no entanto, nesse estado pré-político, um juiz imparcial, capaz de definir as sanções adequadas para aqueles que transgredirem os direitos naturais de seus semelhantes. Na ausência desse juiz, os indivíduos acabam se excedendo, empregando a força e transgredindo a lei da natureza. O emprego da força e desígnio de emprego da força, gera o estado de conflito, constituindo uma ameaça permanente aos direitos naturais.

É possível perceber traços da ideia de que o homem é um animal político, quando da análise das mobilizações sociais. Mas, é também possível observar que, a participação popular e o controle popular do poder, guardam a ideia de que o exercício da política é coletivo e racional, com vistas à conquista de algum bem.

A política é exercida, quando se observa ao longo dos anos que, todas as vezes que as pessoas se reúnem e reivindicam seus direitos e bens perante o Estado e a sociedade, elas querem ser ouvidas. A política é exercida, enfim, sempre que as pessoas agem em conjunto. A ação política é uma ação plural. O homem é por natureza um animal político e está, portanto, destinado a viver em sociedade.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras