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O samba tá por aí – 100 anos do maior movimento musical do Brasil

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Fábio Emecê

 

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O samba é parte do céu, da terra e do mar. Sem o samba, qualquer menção a quadril se torna obsoleto. Sem o samba, qualquer história sobre os pretos no território brasileiro se torna obsoleto. O samba é a mistura daquilo que não queriam, do que poderia ser e do que avançou na arte por essas bandas.

 

Nunca quiseram o batuque, aliás, nunca quiseram colocar a mão da massa, carregar a botija, lavar a escadaria, comer o angu, tocar nas orquestras. Incumbiam aos pretos as tarefas para se ter tempo e se manter o status. Os pretos faziam tudo, mesmo não se tendo o crédito.

 

Na orquestra se toca música clássica, bolero, tango e twist. Os donos dançavam, bebiam e discutiam o futuro com propriedade e sonoridade. Conhecimento adquirido dos palácios pras ruas. Os batutas que não comiam trufas, mas deram a cadência daquilo que hoje todo mundo chama de samba.

 

No zungu da Tia Ciata ou na Pequena África do bairro do Estácio. Na Portela, na Estação Primeira ou na Serrinha. O cotidiano da periferia é contado, recontado, lapidado, ressignificado e saturado. As identidades são costuradas e memórias eternizadas. Tudo isso por conta do samba.

 

A potência não fica alheia os donos e numa jogada de mestre e de suspeição acadêmica, depura-se, ajeita-se e repete-se, sem o tambor, sem o calor e sem a melanina. Bossa, que uns chamam de chacina, outros chamam de grande invenção. O samba não é apenas uma canção.

 

No miudinho se diz que do morro ele não sai. Finca o pé e se torna Partido Alto. E com alta patente, a origem se faz presente. Dá licença jongueiro velho, que vou entrar na roda. Machado e não é só o de Xangô. Justiçado, justiçou. O samba se presenciou.

 

Dos bordeis a casa de show, artistas pop, mixagem com o rap, flerte eterno com o pagode. Pouco preto, muito dono. O samba agoniza? Ele vive, com operações de risco, esperando novas intervenções, as vezes tão nocivas que a cadência se descompassa.

 

O quadril continua, o batuque continua e o Brasil não embraqueceu. Por conta disso, o samba não morreu. Ainda…

 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

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