Menu

Cidades

Moradores e comerciantes protestam contra fechamento de Búzios

  • Home
  • Búzios
  • Moradores e comerciantes protestam contra fechamento de Búzios
Manifestações da população de Búzios contra o fechamento da cidade. Imagem: Prensa de Babel
Manifestações da população de Búzios contra o fechamento da cidade. Imagem: Prensa de Babel

Manifestação é contra a decisão de fechamento das entradas do município e medidas restritas de funcionamento das atividades 

Na manhã desta quinta-feira (17), membros da sociedade civil organizada, comerciantes e empresários se reúnem em frente ao Fórum e Prefeitura de Búzios para protestar contra as medidas de fechamento da entrada do município e retrocesso na flexibilização das atividades. Os manifestantes tomaram a avenida principal e carregam placas e cartazes com frases como “Búzios não fecha” e “Lockdown não”. 

Imagem: Reprodução

A manifestação foi promovida após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) intimar a Prefeitura de Búzios, nesta quarta-feira (16), a suspender os efeitos do Decreto Municipal 1.533/2020, de 10 de dezembro de 2020, restabelecendo o Decreto Municipal 1.366, de 21 de março de 2020. 

Imagem: Reprodução/ Filmers9900 – Gonzalo Arseli

A decisão, da 2ª Vara de Búzios, proíbe que os hotéis e espaço de hospedagens promovam aluguel para temporada ou aceitem novos hóspedes. A medida atende ao pedido da Defensoria Pública e cabe recurso. Além da paralisação do setor turístico, a medida leva a Prefeitura a retroceder imediatamente com todas as medidas de flexibilização adotadas até então. 

Civis ocuparam a avenida principal em protesto às restrições. Imagem: Reprodução

O decreto em questão, determina o fechamento de praias, quadras poliesportivas, estabelecimentos comerciais e hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem. Restaurantes voltam a funcionar somente em sistema de delivery e só está permitido o funcionamento de lojas que prestem serviço essencial, como farmácias, mercados, hortifrutigranjeiros, padarias, lojas de produtos para animais, distribuidoras de gás e água mineral, respeitando a ocupação máxima de 30% de sua capacidade. 

Em caso de descumprimento da decisão, o município terá que pagar multa de R$ 100 mil por dia. A Prefeitura de Búzios informou que vai cumprir a determinação judicial, mas vai recorrer da decisão.  

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios

”Terra Prometida”, livro de Alba Michele, traz um mergulho nas complexidades das comunidades do Rio de Janeiro

Roda de Samba com Evandro Lino no Pátio Michou