Menu

Cidades

Brasil comemora 86 anos da instituição do direito ao voto feminino

  • Home
  • Destaque 2
  • Brasil comemora 86 anos da instituição do direito ao voto feminino
WhatsApp Image 2020-11-03 at 08.51.41

País elegeu sua primeira governante mulher, Dilma Rousseff (PT), entre os anos 2011 e 2016

A luta pelo direito amplo e irrestrito ao voto feminino no Brasil iniciou em 1919, com a bióloga Bertha Luz, que trouxe os ideias diretamente da capital da França, Paris. A vitória veio quase 20 ano depois, em 1934, antes da maioria dos países latino-americanos. Desde então, as mulheres podem não apenas votar, mas serem candidatas. Dilma Rousseff foi a primeira presidenta do Brasil, entre os anos 2011 e 2016.

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no mês de agosto, apontam que dos 147.918.483 eleitores brasileiros aptos a votar nas Eleições 2020, 52,47% é formado por mulheres. E que três a cada cinco município no Brasil, tem mais mulheres do que homens eleitores. Os números mostram o quanto o voto feminino é importante e decisivo para as eleições no país.

Se hoje é um direito, foi pela luta de muitas mulheres pelo mundo. E se em 2020 as mulheres não precisam ser casadas e ter autorização do marido, ou solteiras que possam comprovar renda, para ter o direito de votar, é porque muitas outras lutaram.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Visita guiada oferece roteiro ao Centro Cultural do Legislativo de Macaé

Cabo Frio recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

Tragédia no Rio Grande do Sul: Búzios se mobiliza em solidariedade

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios