Menu

Cidades

Fecomércio aponta confiança de empresários do RJ na economia

  • Home
  • Destaque 3
  • Fecomércio aponta confiança de empresários do RJ na economia

Pesquisa da Fecomércio consultou 479 empresários de todo o estado. 53,7% dos entrevistados esperam melhorias nos negócios no próximo trimestre

Nesta quinta-feira (15), o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) divulgou o resultado de uma pesquisa sobre a expectativa dos negócios dos empresários do setor de comércio e serviços do estado do Rio de Janeiro, nos últimos três meses. A análise mostrou uma melhora na confiança dos empresários fluminenses com relação à economia.

A sondagem contou com a participação de 479 empresários de todo o estado. O objetivo foi acompanhar a situação anterior e a expectativa para os próximos três meses, além do indicador de inadimplência dos negócios ligados aos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo.

De acordo com o instituto, a proporção dos empresários otimistas com a recuperação dos negócios aumentou entre setembro e outubro. Em relação à expectativa para os próximos três meses, 53,7% dos entrevistados esperam melhorias nos negócios; 21,7% acreditam que haverá bastante incremento e 15% acham que a situação continuará igual. Apenas 5,4% temem que piore e 4,2% creem que vai piorar muito.

De acordo com dados da pesquisa, as expectativas de consumo de bens e serviços para os próximos 3 meses também melhoraram. Em outubro, 57,2% dos empresários ouvidos esperam aumento na demanda, índice superior aos 38,1% apurados no mês de setembro.

A pesquisa

Com a recuperação gradual do mercado de trabalho, o número de pessoas empregadas aumentou nos últimos três meses. Em setembro, 56,5% dos empresários informam que o emprego nos negócios havia diminuído. Em outubro, a proporção caiu para 47%. Para o próximo trimestre, a proporção de empresários que considerava que o número de empregados diminuiria saiu de 26,5% em setembro para 16,3% em outubro.

Sobre a opinião dos empresários com relação aos preços dos fornecedores, a pesquisa aponta para um aumento nos valores. Para 45,1%, os valores aumentaram muito, seguidos por 42% que consideram que houve algum aumento. Entre os entrevistados, 8,6% responderam que os preços ficaram estáveis e 3,1% afirmam que houve redução.

Para 48,5% dos empresários os estoques ficaram nos últimos 3 meses abaixo do planejado; para 38,6% os estoques estiveram de acordo com o planejado e 12,9% afirmaram ter mais estoque que o planejado. A grande proporção de empresários com estoques abaixo do planejado pode sugerir dificuldades de abastecimento ou falha na antecipação da demanda.

Outros detalhes sobre a análise estão disponíveis no site do Fecomércio.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos