Menu

Cidades

Cobertura vegetal da Costa do Peró passa a ser monitorada pelo Programa Olho no Verde

  • Home
  • Destaque 1
  • Cobertura vegetal da Costa do Peró passa a ser monitorada pelo Programa Olho no Verde

Satélites emitirão alertas de desmatamento, principalmente em áreas de restinga

A cobertura vegetal da Costa do Peró, em Cabo Frio, passou a ser monitorada por satélite através do programa Olho no Verde, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A partir de agora, os alertas de desmatamento, inclusive da restinga, serão recebidos pela central de monitoramento do INEA, no Rio, e encaminhados para as equipes de fiscalização. As imagens são de alta resolução e vão orientar as operações de campo.

As placas do programa foram instaladas neste sábado no Morro do Vigia, na Praia das Dunas e Pontal do Peró, que integram a Costa do Peró. As placas também chamam a atenção para a Lei 3.467, que pune autores de condutas lesivas ao meio ambiente do Estado do Rio. Além de instalar as placas, o novo chefe do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), Ranieri Ribeiro, também fez visitas técnicas e se reuniu com os Amigos do Peró, que defendem a preservação e o ordenamento da orla do bairro, com foco no meio ambiente e no turismo.

Durante o encontro, Ranieri anunciou a união dos agentes do INEA, das secretarias do Meio Ambiente e do Turismo, além da Guarda Marítima e do Ministério Público, para o combate a crimes ambientais em Cabo Frio. A ação de sábado foi a primeira operação conjunta dos agentes estaduais e municipais:

“Está sendo lançado um novo modelo de gestão, no qual eventuais dificuldades com a falta de recursos humanos e materiais não vão atrapalhar o trabalho de combate aos crimes e ao incentivo à educação ambiental. Contamos com a parceria do Ministério Público, através do promotor Vinícius Lameira. Serão cinco forças unidas para preservar o meio ambiente e consequentemente o turismo de Cabo Frio”, afirmou Ribeiro.

O chefe do PECS recebeu um documento com as reivindicações dos ambientalistas, dos condutores (guias) e moradores do Peró. O primeiro item solicita a intervenção do INEA para que os recursos oriundos da compensação ambiental dos estacionamentos da Praia das Conchas e da Ilha do Japonês sejam revertidos para a Costa do Peró, que sofre os impactos causados pela invasão de veículos. Os estacionamentos ficam em áreas particulares, mas as áreas protegidas do PECS são o destino dos visitantes.

Reunião entre INEA e moradores / foto divulgação

Também foi pedida a organização das trilhas, sobretudo no Morro do Vigia, na Ilha do Japonês e no Pontal do Peró, prevista no Plano de Manejo do PECS; ações para conter o avanço de espécies invasoras na Costa do Peró; e, a presença mais efetiva dos guarda-parques do INEA no local. Presente à reunião, Luane Ferreira, superintendente da Secretaria de Turismo, disse que a trilha do Morro do Vigia já está com seu projeto praticamente pronto.

“É a primeira vez que temos conhecimento de uma união efetiva dos órgãos estaduais e municipais aqui na Costa do Peró, onde estou desde 2012. Esta parceria é muito importante, sobretudo com a chegada da alta temporada, quando há uma invasão de visitantes. Todos esperam que esta união seja duradoura”, comemorou Marta Rocha, dos Amigos do Peró e da Associação do Pontal do Peró.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras