Menu

Cidades

Alerj aprova admissão de impeachment de Witzel por unanimidade

  • Home
  • Destaque 1
  • Alerj aprova admissão de impeachment de Witzel por unanimidade

Sessão da Alerj aprova continuidade do processo de impeachment de Witzel por unanimidade. Resolução será publicada em Diário Oficial

Nesta quarta-feira (23), foi aprovado o relatório que pede o impeachment do governador afastado, Wilson Witzel. A sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) reuniu 69 deputados, presencialmente ou de forma remota. A decisão foi unânime.

Um dos deputados está afastado por problema de saúde. O projeto precisava de um mínimo de 47 votos para ser aprovado. Witzel, que desistiu de comparecer presencialmente à sessão, falou por videoconferência ao final dos discursos de 28 deputados.

A resolução será publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (24) e o Tribunal de Justiça (TJ) será comunicado para dar início à formação do Tribunal Misto, que é formado por cinco deputados eleitos pela Alerj e cinco desembargadores eleitos por sorteio pelo TJ.

A partir da formação do tribunal, o governador é afastado por até 180 dias enquanto os seus membros analisam a questão.

No discurso, o governador afastado se defendeu, dizendo que foi um julgamento injusto: “Estou sendo linchado moral e politicamente, sem direito de defesa. A tirania escolhe suas vítimas. Felizmente a história mostra que mártires nunca morrem”, e citou a passagem bíblica: “bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça, porque eles serão fartos”.

O início do processo de impeachment de Witzel foi aprovado em 10 de junho, por 69 deputados, de um total de 70 parlamentares. O governador é suspeito de envolvimento em compras fraudulentas e superfaturadas de equipamentos e insumos para o combate à pandemia de covid-19.

Witzel foi alvo, no dia 26 de maio, da Operação Placebo, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que investiga corrupção na compra de equipamentos e insumos para o combate à pandemia no estado. Além dele, também foram alvos a primeira dama, Helena Witzel, a empresa Iabas, que presta serviços de saúde, e outras pessoas. Os policiais federais chegaram a realizar buscas no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador, e na casa da família Witzel, no bairro do Grajaú.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DA PRENSA AQUI

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos