Menu

Cidades

Discussão sobre instalação de hidrelétrica no Rio Macaé é adiada

  • Home
  • Destaque 2
  • Discussão sobre instalação de hidrelétrica no Rio Macaé é adiada

O vereador Marcel Silvano gravou um vídeo na noite anterior ao debate já posicionando-se contrário à construção

A instalação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no Rio Macaé, na região serrana, seria debatida na sessão da Câmara de quarta-feira (9). A discussão do Projeto de Lei que tem como objetivo impedir construção do empreendimento, no entanto, nem chegou a ser debatido. O projeto foi retirado de pauta e deve retornar na próxima semana.


Um dos prováveis motivos para o adiamento do debate foi a divulgação de um vídeo do vereador Marcel Silvano, em que ele se posiciona contrário ao projeto da termelétrica. O parlamentar é contra a construção e na publicação comenta sobre os vários problemas que poderiam acontecer na região do Rio Macaé caso o empreendimento seja aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito.

Silvano colocou holofotes sobre a questão, gerando um número expressivo de compartilhamentos e curtidas. A PCH, segundo ele, influenciaria diretamente a especulação e exploração do Rio Macaé, indo contra as tentativas de preservação do local.

Em oposição a PCH, o vereador se junta a Cristiano Gelinho (Cidadania) que encabeça a oposição à instalação.

Outra questão importante para a discussão foi a Audiência Pública organizada pelo mandato de Marcel Silvano em 2016, com o apoio do então vereador Igor Sardinha. Nessa audiência o Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras alertou sobre os efeitos catastróficos no desenvolvimento e meio ambiente da região, principalmente para o turismo, caso esse empreendimento se concretizasse.

A audiência à época contou com a presença de ambientalistas, professores e estudantes da área, moradores da região serrana, representantes e autoridades de municípios vizinhos e Inea.

ACIM

Apesar disso, outra personalidade do município que também possui uma opinião forte sobre a hidrelétrica é Francisco Navega, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM). De acordo com Navega, a pedido do vereador Maxwell, a associação, junto com o Inea estão conhecendo o empreendimento que está em andamento há mais de 30 anos.

Para ele, o projeto é interessante e do ponto de vista comercial e poderia ser bom para Macaé. “Mas, ao mesmo tempo, é necessário que seja cumprido corretamente todas as fases do licenciamento ambiental”, concluiu Francisco Navega.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos