Menu

Cidades

Jornalista Renata Cristiane recebe apoio da Abraji e OAB após denúncia de assédio moral

Renata Cristiane

Caso é um dos primeiros a receber orientação jurídica após convênio firmado entre as duas entidades

Alvo de assédio moral e ataques na internet por parte do deputado estadual Mauro Bernardo, a jornalista e comentarista política do portal RC24H, Renata Cristiane, é o segundo profissional de imprensa a receber apoio jurídico do Observatório de Liberdade de Imprensa da OAB, com a supervisão da Abraji– Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

No dia 17 de junho, depois de republicar matéria da Veja sobre os parlamentares que compõem a base política do governador RJ Wilson Witzel, Renata foi chamada de mentirosa pelo deputado. Mauro Bernardo não critica a revista Veja, mas ameaça a jornalista de Cabo Frio, conforme descrito no site da Abraji, reproduzido a seguir:

“Bernardo, que é policial militar aposentado, vociferou: “Renata Cristiane, eu não sou de responder, não, mas você é uma mentirosa. Você tem que apurar as coisas porque o seu ‘face’ era importante. Agora, nem ‘face’ mais. Se você disser que eu tinha vários casos com o governador, você é uma mentirosa. Prova para mim e eu renuncio agora, porque eu tenho um cargo”.

As intimidações do deputado foram seguidas de áudios, em tom de ameaça, enviados anonimamente a Oliveira. “Renata Cristiane, os ossos do seu corpo estão com os dias contados. O Bernardo vai quebrar, vai desossar seu osso todinho (sic)”, afirmava uma das mensagens.

“Como sou mulher, negra, gay e microempresária do interior, fica muito mais fácil fazer o ataque”, diz Cristiane. A comentarista política, então, publicou outro vídeo em resposta, lendo, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, as nomeações de parentes do deputado a cargos ligados ao governo estadual, apontadas pela reportagem de Veja. “Nepotismo é crime e consta na súmula XIII do STF (Supremo Tribunal Federal)”, esclareceu a jornalista.”

No dia 22 de junho, Renata Cristiane entrou com uma queixa-crime de calúnia, injúria e difamação contra o deputado estadual Mauro Bernardo.

O outro profissional de imprensa a receber apoio jurídico das entidades, é o jornalista esportivo Adriano Wilkson, do UOL, que foi alvo de mensagens intimidadoras e ofensivas por parte do vereador de São Paulo Camilo Cristófaro (PSB). Após apurar a ligação entre o político e Sergio Brito de Sousa, um torcedor do Palmeiras envolvido em uma briga entre torcidas, a investigação deu origem à reportagem “Palmeirense que chamou corinthianos pra briga é ligado a vereador”.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura