Menu

Cidades

Queimadas em vegetação atingem quase 40 mil metros quadrados no Peró

  • Home
  • Destaque 1
  • Queimadas em vegetação atingem quase 40 mil metros quadrados no Peró

A Secretária de Meio Ambiente divulgou nesta semana, um levantamento do número de queimadas no bairro Peró. No período de junho a agosto foram registrados, aproximadamente, 40 mil metros quadrados de área atingida por queimada, o equivalente a quatro campos de futebol. O fogo em vegetação está localizado dentro de Proteção Ambiental (APA) do Pau Brasil e do Parque Estadual Costa do Sol, no entorno da Praia do Peró.

A região é composta por uma fauna e flora rica e abundante. No local, é encontrado o formigueiro-do-litoral, uma ave que é endêmica das restingas de um pequeno trecho de Mata Atlântica, trecho que também envolve a área da Praia do Peró. Além de variedades de aves, também são encontrados répteis e outras espécies de pequenos mamíferos.

Segundo o secretário de meio ambiente, Mário Flávio Moreira, a principal causa das queimadas é a falta de conscientização do cidadão aliado ao período mais seco do ano, tornando propício o aumento do número de ocorrências.

“As pessoas vêm a praia, que pertence a área ambiental, e fazem churrasco em locais proibidos, jogam guimba de cigarro. Qualquer faísca, devido ao tempo seco, pode desenvolver uma queimada. Por isso, precisamos da conscientização de todos para proteger o meio ambiente”, explica o secretário.

O INEA e a Guarda marítima ambiental, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, fiscalizam o local, mas é muito importante a conscientização das pessoas para evitar a destruição da área.

A população pode contribuir para evitar essas ocorrências denunciando através do número de telefone 153.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras