Menu

Cidades

MPF pede demolição de construção irregular na Praia do Foguete

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública, nesta quinta-feira (13), com objetivo de requerer a demolição de uma construção irregular localizada às margens da Praia do Foguete, em Cabo Frio. O processo tramita na Vara Federal de São Pedro da Aldeia.

Segundo o MPF, o local conhecido como “Castelinho”, causa danos ao meio ambiente, especialmente na faixa de areia e na vegetação de restinga. Além da demolição, o órgão pede a retirada do entulho, a reparação dos danos ambientais e o pagamento de indenização por danos morais coletivos em razão dos impactos ao meio ambiente.

De acordo com o documento, a construção está abandonada há anos e por isso apresenta graves perigos para a segurança e saúde pública. O local apresenta ainda estrutura comprometida, sem iluminação e estaria sendo usado eventualmente para prática de orgias, consumo de drogas e como esconderijo para criminosos da região.

A investigação

Ainda de acordo com o Ministério Público, em 2017, a Procuradoria da República em São Pedro da Aldeia instaurou um procedimento com a finalidade de apurar a existência de construções irregulares efetuadas sobre a faixa de areia, dunas e vegetação de restinga das Praias do Foguete e das Dunas, em Cabo Frio.

Nesta investigação, foi constatado que a construção da Praia do Foguete está na faixa de areia, em área de preservação permanente e terreno da Marinha do Brasil. O imóvel não tem as autorizações e licenças necessárias emitidas pelo município e União.

Durante o inquérito, em 2018, o proprietário do imóvel foi notificado para a desocupação em um prazo de 48 horas antes da demolição a ser efetuada pelo poder público municipal, porém, de acordo com o MPF, a demolição da construção ainda não aconteceu.

O MPF afirma que a indenização pelo dano moral difuso deve ter cunho pedagógico, ou seja, deve ser fixada em valor suficiente a inibir futuras práticas similares.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DE CABO FRIO AQUI

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura