Menu

Cidades

Pré-candidatos de Arraial do Cabo podem ficar fora da disputa eleitoral

arraial

Segundo o TJ (Tribunal de Justiça) do Rio de Janeiro, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho,  e Luciano Faria Aguiar, o Tequinho,  tiveram as contas, referentes ao ano de 2016, rejeitadas pela Câmara Municipal de Arraial do Cabo,

O TJ apontou ainda que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) constatou irregularidades na apreciação das contas de Wanderson e Luciano.

Ex-prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, teria cometido irregularidades durante administração da cidade em 2016

Entre as irregularidades apresentadas estão: ausência de lei que autorizasse abertura de crédito adicional, realização de despesas sem o devido registro contábil, déficit financeiro de mais de R$ 63 mil em término de mandato e não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, que impõe o controle de gastos da União, Estados e Municípios.

Veja mais matérias sobre Arraial do Cabo

Na avaliação do TJ, ambos utilizaram uma manobra bem próximo do registro da candidatura para não ficar inelegíveis. Tinham que ter apresentado defesa à época, quando as contas foram rejeitadas, em 2018, mas não fizeram porque a Justiça teria tempo suficiente para julgá-los.

Tequinho também esteve à frente da prefeitura cabista e também teve as contas rejeitadas pela Câmara Municipal e, posteriormente, pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado)

Sobre as contas de 2016

As contas de 2016 correspondem ao mandato de Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, e, nos últimos quatro meses do mesmo ano, de Luciano Farias, o Tequinho. As contas foram previamente rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Andinho foi afastado pela Justiça em setembro de 2016 por abuso de poder político na campanha eleitoral de 2012 e substituído por Tequinho, o então presidente da Câmara.

Em 2018, quando a votação da prestação de contas da Prefeitura de Arraial do Cabo referentes ao exercício de 2016, seria julgada. A data foi alterada duas vezes. Inicialmente marcada para 9 de abril, foi transferida para o dia 17 de abril, mas logo depois foi adiada novamente.

O período corresponde ao mandato de Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, e, sendo que os últimos quatro meses do pleito foram encabeçados por Luciano Farias, o Tequinho. 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inscrições abertas para Vestibular Cederj 2024

Privilége Búzios é ponto de coleta de doações para o Rio Grande do Sul

TourShop realiza coleta de medicamentos em Búzios para o Rio Grande do Sul