Menu

Cidades

Vidas Negras Importam: Manifestação antirracista em Rio das Ostras reúne mais de 100 pessoas

101977431_111047113973300_3302504566921459331_n

Protesto tinha sido proibido pelo MPRJ, mas os organizadores conseguiram uma liminar que permitiu que evento acontecesse

Manifestantes foram à Praça dos Três Morrinhos, no bairro Extensão do Bosque, em Rio das Ostras para um protesto antirracista, neste sábado (6). 

Todas as fotos Gabriel Mattos

Com cartazes, máscaras e vestidos de preto, mais de 100 militantes gritaram palavras de ordem contra a violência e o racismo. O ato foi motivado pela morte de George Floyd, na cidade de Minneapolis nos Estados Unidos e do menino Miguel Otávio, de Recife. Manifestações semelhantes aconteceram em várias cidades do Brasil.

 O protesto tinha sido proibido pelo Ministério Público do Rio na sexta-feira (5), mas os organizadores conseguiram uma liminar expedida no mesmo dia que permitiu que evento acontecesse.

João Pedro, um dos organizadores do evento e envolvido no ‘Movimento Antirracista Rio das Ostras’, afirmou que mesmo com o ‘burburinho’ de que o evento não aconteceria, a organização manteve a data para que esse protesto simbólico acontecesse.

“Mostramos a nossa voz e deixamos claro que não vão nos calar”, afirmou o organizador.

A frase “Fogo nos racistas”, do rapper Djonga também foi mostrada como um símbolo da luta antirracista/Gabriel Mattos

O ato também contou com uma pluralidade de pautas pró-democracia, antifascista e progressista. Os manifestantes levantaram cartazes contra o genocídio do povo negro feito pelo Estado, contra a invisibilidade das mulheres trans negras. Frases pedindo justiça para a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, também estavam presentes. A frase “Fogo nos racistas”, do rapper Djonga também foi mostrada como um símbolo da luta antirracista.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/06/05/mp-proibe-manifestacao-contra-racismo-e-pro-democracia-em-rio-das-ostras/
Fotos Gabriel Mattos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Rede Mãe à Mãe participa de atividade dedicada à maternidade promovida pela Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa

Ícone das artes brasileiras, Pereio, morre aos 83 Anos

Prefeitura de Cabo Frio cria campanha para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Sal dá Jazz movimenta Praça da Matriz em São Pedro da Aldeia