Menu

Cidades

ACEB estuda uma série de ações para ajudar Búzios a recuperar a economia

Rua das Pedras vazia

Lista de iniciativas foi entregue ao Executivo e Legislativo

Com o objetivo de ajudar a promover a retomada da economia da cidade, tão logo o estado RJ consiga transpor o período de pandemia, a Associação Comercial e Empresarial de Búzios estuda uma série de medidas a serem adotadas desde já. Entre as iniciativas, a criação da agência TurisBúzios, e a preparação de uma campanha com novos conceitos turísticos e forte cronograma de ações.

De acordo com o empresário Jean Mancini, em seu depoimento à “Roda da Prensa” (live da Prensa de Babel), a ACEB acredita que a retomada do turismo começará tímida a partir de setembro, aquecendo aos poucos até dezembro, quando inicia a temporada de verão. Mas destaca que a preparação para a volta do turista, precisa começar agora. Ele ressalta que há muito a fazer, e que é necessária a participação do Executivo e do Legislativo nessa grande empreitada que será recuperar a economia da cidade.

Para o empresário Rodrigo Sobral, que também participou da “Roda da Prensa”, a retomada do turismo se dará através de turistas que moram a cerca de 600 km de distância da cidade, e que possam vir de carro, uma vez que viagens aéreas ficarão mais caras e raras no período pós pandemia. Os empresários também sugerem a criação de um Fundo Emergencial para momentos de crise.

Através de ofícios endereçados à Câmara de Vereadores, ao Gabinete do Prefeito e à secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, a ACEB divulgou as medidas que vem estudando, para juntos trabalharem as iniciativas a serem tomadas. 

Acompanhe a seguir, as propostas da ACEB:

A)        Criação de um Comitê de Recuperação pós-crise:

1.         Contratação de uma agência de publicidade e marketing profissional, para elaboração de estudos, planejamento, conceituação, concepção, criação e execução de um plano de mídias eficiente, para divulgação das ações adotadas durante a pandemia e da campanha com os novos conceitos turísticos que visamos;

2.         Contratação da FGV Assessoria, para definição de um planejamento estratégico com ações, soluções inteligentes e de alto impacto, com cronograma definido para uma retomada assertiva das atividades econômicas e turísticas;

3.         Atualização e aprovação de nova normativa de Empachamento;

4.         Revitalização do Centro Histórico, Cultural e Turísticos (Rua das Pedras, Orla Bardot, Turíbio de Farias e Praça Santos Dumont) a fim de atender de fato a função turística, além da transformação da vida social e cultural local.

B)  Linha de Crédito Emergencial:

1.         Viabilização de um financiamento de capital de giro emergencial, para as empresas atingidas pelos efeitos da pandemia do Covid-19. A Prefeitura seria a avalista do crédito, assumindo parte do risco, junto a entidade financeira escolhida pelo município, facilitando, assim, a operação.

C)        Fiscalização das Empresas:

1.         Fiscalização eficaz das empresas, durante a retomada das atividades empresariais do município, sendo exigido, principalmente, o cumprimento dos protocolos sanitários de atendimento, necessários para uma reabertura segura;

2.         Verificação do cadastro, dos alvarás e de outras licenças de funcionamento para o cumprimento das exigências legais e para facilitar o mapeamento da cidade;

3.         Definição de Protocolos de Reabertura (Criação de um Selo);

4.         Definição de Protocolos de Contingência, caso haja confirmação de casos na cidade, e sobretudo, a identificação rápida do comércio ou do hotel.

D)        TurisBuzios :

1.         Encaminhamento ao Legislativo para aprovação de uma lei que viabilize a criação da Agência TurisBuzios.

Lojas e ruas vazias, cenas difíceis de imaginar em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios