Menu

Cidades

Comércio fechado preocupa empresários de Búzios

  • Home
  • Búzios
  • Comércio fechado preocupa empresários de Búzios
comércios centro

Categoria aciona associação para medidas coletivas

O fechamento presencial do comércio e proibição da entrada de visitantes em Búzios, vigoradas por meio de decretos editados pelo munícipio para prevenção a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), têm causado preocupação por parte dos comerciantes. Sem saber como vão ficar as contas a partir do mês de abril, a maioria recorreu à Associação dos Empresários de Búzios para que medidas possam ser tomadas no coletivo em prol do setor.

Segundo o diretor presidente, Jacques J Sitbon, a preocupação dos empresários começou na semana passada já com o primeiro Decreto ( n 1.049/2020, de 16 de março). No dia seguinte, um ofício foi enviado à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) no intuito de sinalizar a apreensão dos comerciantes, que dobrou após o segundo decreto (n 1.366/2020) com a proibição do atendimento presencial no comércio.

Na segunda-feira (23), a instituição respondeu ao ofício informando que uma reunião por videoconferência organizada pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) será marcada com as federações de todos os estados para dar conhecimento do que está sendo feito e o que pode propor para evitar o caos na economia.

“Os empresários estão apreensivos em como vão fazer para honrar com os pagamentos. Estamos preparando ofício também para a Prefeitura; Câmara de Vereadores; companhias de energia, telefonia; e bancos, que será enviado até esta quarta-feira (25), pedindo um socorro para prorrogação de prazos, refinanciamentos, apoio jurídico, entre outros”, explicou o presidente da Associação.

Enquanto isso, os comerciantes mudaram rotinas, atendem por delivery e até mesmo tentam devolver mercadorias. Mas tem empresário que recebeu resposta negativa da fornecedora de bebidas.

“Pedi ao nosso fornecedor de cerveja que aceitasse a devolução do meu estoque.
A cerveja nao tem uma validade longa, algumas são artesanais e duram menos ainda. Mas eles nao aceitaram. Somos uma empresa de pequeno porte e, se uma gigante como a AMBEV não pode nos ajudar a enfrentar essa crise com um prejuizo um pouco menor, fica muito difícil.
Mas, ainda tenho esperança porque me falaram que hoje (segunda) teriam uma reunião para ver a posiçao que irão tomar para nos ajudar nesse momento”, explicou Jacqueline Barbosa, proprietária de um restaurante no Centro do balneário.

A orientação da Associação para esses casos mais específicos de fornecedores e aluguel é que as negociações sejam tratadas de forma individual.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/03/24/crise-economica-o-que-as-prefeituras-fluminenses-estao-fazendo-para-evitar-falencia-e-demissoes-durante-a-pandemia/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Visita guiada oferece roteiro ao Centro Cultural do Legislativo de Macaé

Cabo Frio recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

Tragédia no Rio Grande do Sul: Búzios se mobiliza em solidariedade

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios